FMI diz que produção global vai contrair em 2020 e explora opções de financiamento

WASHINGTON (Reuters) - A pandemia de coronavírus fará com que a produção econômica global contraia em 2020, disseram autoridades do Fundo Monetário Internacional nesta sexta-feira, acrescentando que um "número excepcionalmente alto de países" precisa de financiamento emergencial do FMI.
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, Lesetja Kganyago, disseram em comunicado que, para aliviar a escassez de câmbio de muitos países em desenvolvimento, o FMI está explorando opções adicionais que vão além das ferramentas tradicionais de financiamento do Fundo.
"Estamos em uma situação sem precedentes, em que uma pandemia global de saúde se transformou em uma crise econômica e financeira. Com uma parada repentina na atividade econômica, a produção global vai se contrair em 2020", disseram as autoridades em comunicado conjunto após uma teleconferência do comitê diretor do Fundo.
(Por David Lawder)
0 comentário
Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte