Pedidos por novo acordo da Opep+ aumentam em meio a preços baixos e demanda fraca

Publicado em 27/03/2020 15:50

LOGO REUTERS

Por Maria Tsvetkova e Rania El Gamal e Alex Lawler

MOSCOU (Reuters) - Os produtores de petróleo precisam retomar a cooperação em uma tentativa de estabilizar o mercado global da commodity, disseram autoridades da Rússia e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), à medida que o setor encara colapsos de demanda e cotações causados pela pandemia de coronavírus e por uma crescente guerra de preços.

Um pacto de três anos entre a Opep e outros produtores, incluindo a Rússia (conhecido como Opep+), colapsou no início do mês, levando o cartel a remover limites de bombeamento a seus membros.

O aumento de oferta resultante da medida coincidiu com a queda da demanda, conforme governos de todo o mundo implementam isolamentos para retardar a propagação do vírus.

Esse duplo choque aos preços levou o petróleo Brent a uma mínima de 17 anos, sendo negociado a menos de 25 dólares por barril, e afetou as receitas dos produtores do combustível fóssil.

Uma das razões para o colapso do acordo da Opep+ foi a relutância da Rússia em apoiar cortes de oferta mais profundos.

Agora, porém, há sinais de que a posição russa possa estar perdendo força, com uma autoridade sênior do país afirmando à Reuters que um novo acordo da Opep+ poderá ser possível se outros países se unirem.

"Ações conjuntas dos países são necessárias para restaurar a economia (global)... Elas (ações conjuntas) também são possíveis no quadro do acordo da Opep+", afirmou Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano da Rússia.

Ele e o ministro da Energia Alexander Novak foram os principais negociadores da Rússia no acordo de corte de produção com a Opep. O acordo existente expira em 31 de março.

Dmitriev se recusou a dizer quais países poderiam ser incluídos em um novo acordo.

Embora os Estados Unidos sejam o maior produtor global de petróleo que não faz parte da Opep+, a ideia de Washington cooperar com os demais países exportadores da commodity é, há muito tempo, considerada improvável, muito em função das leis antitruste norte-americanas.

No entanto, a situação sem precedentes em que os formuladores das políticas se encontram faz com que ideias antes vistas como impensáveis entrem em discussão.

A construção de uma aliança entre EUA e Arábia Saudita no setor petrolífero é uma das "muitas, muitas ideias" sendo consideradas por autoridades norte-americanas, disse na segunda feira o secretário de Energia dos EUA, Dan Brouillette, à Bloomberg TV, embora tenha acrescentado que é incerto se a ideia vai se transformar em uma proposta.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que se envolveria na guerra de preços do petróleo entre a Arábia Saudita e a Rússia no momento apropriado.

Pressionando ainda mais o cenário, o chefe da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), que assessora os EUA e outros países industrializados, pediu na quinta-feira que a Arábia Saudita ajude a estabilizar o mercado.

A Opep, enquanto isso, pretende encontrar maneiras de apoiar o mercado. A Argélia, que ocupa a presidência do cartel neste momento, solicitou que uma reunião do Conselho Econômico do grupo ocorra no máximo até 10 de abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário