Ibovespa fecha em baixa no dia, mas avança 9,5% na semana e quebra série de perdas

Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com a aversão a risco no exterior corroborando um ajuste após três pregões de alta, conforme os mercados permanecem voláteis no mundo em razão da pandemia do novo coronavírus, mas teve o primeiro ganho semanal desde meados de fevereiro.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 5,51%, a 73.428,78 pontos, após oscilar da mínima de 73.057,12 pontos à máxima de 77.707,88 pontos. O volume financeiro no pregão somou 23,36 bilhões de reais.
Na semana, contudo, o Ibovespa acumulou alta de 9,48%, apoiado em recuperações técnicas e esforço global para conter os efeitos do Covid-19. O ganho quebrou uma série de cinco semanas negativas, com perdas totais de mais de cerca de 40% no período. Apesar da melhora, a queda em 2020 é de cerca de 36%.
De acordo com o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, o Ibovespa tem como grande desafio para a próxima semana romper a faixa de 83 mil pontos "para de fato engatilhar uma recuperação consistente".
Incertezas persistentes sobre os reflexos da disseminação do vírus, conforme o ritmo de contágio não mostra sinais de arrefecimento, contudo, mantêm investidores melindrados, mesmo após esforços globais para atenuar os efeitos nas economias, incluindo um pacote de 2 trilhões de dólares apenas nos EUA.
"As medidas que estão sendo anunciadas oferecem um alívio principalmente no curto prazo, mas o efeito da pandemia no médio e longo prazos ninguém sabe ainda", afirmou João Ferreira, diretor e sócio na corretora Nova Futura.
A pandemia do Covid-19 já infectou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo e matou quase 25 mil. Veja gráfico em: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S39E/index.html
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que países do mundo inteiro devem responder com "adoção bastante massiva" de recursos para conter danos sem precedentes da pandemia e estabelecer bases para uma forte recuperação.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimou que cada mês que as principais economias passam em confinamento diminuirá em 2 pontos percentuais o crescimento anual.
"O que está sendo discutido entre governos e especialistas em saúde é o prazo que deve durar a quarentena", destacaram os analistas Fernando Bresciani e Pedro Galdi, da corretora Mirae Asset, acrescentando que a "decisão para este tema vai sinalizar se o mundo caminha para uma retomada em 'V', 'U' ou 'L'".
No Brasil, em meio a uma série de ações fiscais e monetárias do governo para amenizar os efeitos do vírus no país, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um apelo nesta sexta-feira para que a crise com o coronavírus não desorganize a economia brasileira.
O número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil avançou para 92 nesta sexta-feira, um aumento de 15 óbitos, ou cerca de 19%, em relação à véspera, informou o Ministério da Saúde. Os casos confirmados de Covid-19 no país atingiram 3.417, alta de 502 no dia.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN caiu 7,57%, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no mercado externo, na esteira de preocupações com a demanda de combustíveis. Na semana, contudo, as ações fecharam em alta de 10,8%
- BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN recuaram 6,5% e 5,28%, respectivamente, também pesando no Ibovespa, em meio ao sentimento mais negativo nos mercados. BANCO DO BRASIL ON caiu 7,38%.
- VALE ON perdeu 4,52%, conforme os contratos futuros de minério de ferro na China marcaram sua primeira queda semanal em quatro nesta sexta-feira, com o aumento das consequências econômicas da pandemia de coronavírus.
- YDUQS ON fechou em baixa de 13,42% após forte valorização na véspera, enquanto COGNA ON, que adiou a divulgação do balanço para 30 de março, encerrou com declínio de 9,06%.
- SUZANO valorizou-se 17,18%, entre as poucas altas da sessão. De acordo com analistas do Bradesco BBI, a companhia está elevando os preços de celulose na China em abril em 30 dólares a tonelada. [L1N2BK1X9]
- SABESP ON avançou 0,15%, tendo no radar resultado do quarto trimestre, que apesar da queda no lucro, ficou acima do esperado, com crescimento no volume faturado de água e esgoto.
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX