Trump estende distanciamento social por coronavírus nos EUA até 30 de abril

Publicado em 29/03/2020 20:30 e atualizado em 30/03/2020 08:06

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo que as medidas de distanciamento social para controlar o avanço do coronavírus no país serão estendidas até 30 de abril. Na semana passada, o republicano havia sugerido que poderia "reabrir" a economia americana na Páscoa, em 12 de abril "Isso era apenas uma aspiração", explicou o presidente.

Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump também disse que o pico de mortes por coronavírus nos EUA "provavelmente" será alcançado em duas semanas e, depois disso, o número de novos óbitos começará a diminuir.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, que faz parte da força-tarefa do governo contra o coronavírus, afirmou que a decisão é "sábia e prudente". Ao lado de Trump na coletiva de imprensa, ele reafirmou que o número de mortes por coronavírus nos EUA poderia alcançar 200 mil se não forem tomadas medidas adequadas para conter a disseminação do vírus. "O número que eu dei é baseado em modelos", reforçou Fauci. Segundo o especialista, os esforços de distanciamento social em andamento no país "estão tendo um efeito" que ainda não pode ser quantificado.

A médica Deborah Birx, que também é membro da força-tarefa americana contra a Covid-19, disse que continuar com o distanciamento social é "um grande sacrifício para todo mundo", mas salvará "centenas de milhares de vidas".

 

Trump diz que EUA realizarão 50 mil testes de coronavírus por dia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que o país realizará 50 mil testes de coronavírus por dia a partir desta semana. Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o republicano também afirmou que o governo aprovou na sexta-feira um teste que fornece resultados para coronavírus em 5 minutos.

"Temos feito mais testes do que qualquer outro país em qualquer lugar do mundo", reforçou Trump. Segundo o presidente, o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 está "indo bastante rápido" e o governo está trabalhando para acelerar a aprovação da esterilização de máscaras médicas, para que possam ser reutilizadas.

Trump declarou, também, que um tratamento para coronavírus com hidroxicloroquina está sendo administrado em 1.100 pessoas em Nova York.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que o país realizará 50 mil testes de coronavírus por dia a partir desta semana. Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o republicano também afirmou que o governo aprovou na sexta-feira um teste que fornece resultados para coronavírus em 5 minutos.

EUA podem ter 200.000 mortes por coronavírus e milhões de casos, alerta especialista (Reuters)

WASHINGTON/CHICAGO (Reuters) - As mortes por coronavírus nos Estados Unidos podem chegar a 200.000 com milhões de casos, alertou o principal especialista em doenças infecciosas do governo neste domingo, quando Nova York, Nova Orleans e outras grandes cidades pediram mais suprimentos médicos.

O dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, estimou em entrevista à CNN que a pandemia poderia causar entre 100.000 e 200.000 mortes nos Estados Unidos.

Desde 2010, a gripe mata entre 12.000 e 61.000 norte-americanos por ano, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A pandemia de gripe de 1918-19 matou 675.000 nos Estados Unidos, segundo o CDC.

O número de mortes por coronavírus nos EUA chegou a 2.300 no domingo, depois que as mortes no sábado mais que dobraram em relação ao nível de dois dias antes. Os Estados Unidos já registraram mais de 130.000 casos de Covid-19, tornando-se o país com mais casos da doença no mundo.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário