IGP-M passa a subir 1,24% em março com pressão do atacado, diz FGV

Publicado em 30/03/2020 08:39

LOGO REUTERS

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 1,24% em março sob pressão do atacado em meio ao surto de coronavírus no país, depois de ter terminado fevereiro com variação negativa de 0,04%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 1,20% no mês. 

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve no mês avanço de 1,76%, contra deflação de 0,19% em fevereiro.

Colaborando para esse movimento, o grupo Matérias-Primas Brutas estendeu a alta a 4,77% em março, ante 0,36% no mês anterior, com impulso dos itens minério de ferro, soja e café.

Por sua vez o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, desacelerou a alta a 0,12% em março, ante 0,21% no mês anterior.

O grupo Educação, Leitura e Recreação deu a principal colaboração para o arrefecimento do IPC, já que passou de alta de 1,04% em fevereiro para queda de 1,01% este mês. Em meio à pandemia de coronavírus em todo o mundo, os preços das passagens aéreas foram fator importante para essa leitura, recuando 10,26%, ante ganho de 0,34% anteriormente.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) subiu 0,38%, contra alta de 0,35% em fevereiro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário