Em pronunciamento, Bolsonaro cita OMS e diz que é preciso salvar vidas sem destruir o emprego

Publicado em 31/03/2020 21:38 177 exibições

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro citou, em pronunciamento nesta noite terça-feira em cadeia nacional de rádio e televisão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) para dizer que é preciso fazer o esforço para salvar vidas e voltar a defender que o efeito colateral das medidas de combate ao novo coronavírus não pode ser pior do que a própria doença.

O presidente mencionou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo o qual todo indivíduo importa, mas acrescentou no pronunciamento que, ao mesmo tempo, é preciso impedir a destruição do emprego.

O presidente disse que o diretor da OMS disse saber que muitas pessoas têm que trabalhar todo dia para ganhar seu pão e os governos têm de levar isso em conta.

Bolsonaro afirmou não se valer dessas palavras para negar as medidas de proteção social. Mas novamente voltou a questionar o que será de autônomos como ambulante, vendedor e caminhoneiro.

Nesta terça-feira, Tedros tuitou reforçando que os governos precisam garantir apoio financeiro aos trabalhadores informais para que possam cumprir as medidas de isolamento durante a pandemia do coronavírus.

E seu pronunciamento, Bolsonaro destacou que tem uma missão, de salvar vidas sem desemprego e disse ainda que tem que combater o desemprego que cresce rapidamente, especialmente entre os mais pobres.

O presidente elencou uma série de ações que o governo tem tomado nos últimos dias, tanto para reforçar o sistema de saúde como para amparar economicamente os mais vulneráveis.

Bolsonaro: Vírus é realidade; ainda não existe remédio com eficiência comprovada (Estadão)

O presidente Jair Bolsonaro mudou o tom, durante pronunciamento em rede nacional, e reconheceu a falta de um medicamento com eficácia confirmada para o combate à covid-19. Segundo o presidente "o vírus é uma realidade, ainda não existe vacina contra ele (o novo coronavírus) ou remédio com eficiência cientificamente comprovada, apesar da hidroxicloroquina parecer bastante eficaz".

Mesmo sem a comprovação da atuação do remédio, o presidente elogiou a atuação das Forças Armadas para a produção do medicamento. "Os laboratórios químico-farmacêuticos militares entraram com força total e em 12 dias serão produzidos 1 milhão de comprimidos de cloroquina, além de álcool em gel", disse Bolsonaro.

O presidente reforçou o anúncio feito pelas redes sociais do acordo firmado hoje com a indústria farmacêutica para adiar o reajuste do preço de medicamentos por 60 dias. O discurso do presidente foi acompanhado de panelaços em vários pontos do País.

 

Fonte:
Reuters

2 comentários

  • Atílio Horst Ribeirão Preto - SP

    Votei no homem, mas diante dessa crise se apresenta como um total desequilibrado

    44
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ATÍLIO, imagine a pressão que o presidente está passando. ... ... Veja os jornais televisivos e, conte o número de vezes que aparece a palavra Bolsonaro. Os "especialistas" que aparecem, ou melhor, que tem voz nos meios de comunicação, são os que comungam com a visão da redação. ... Se for contrário, nem aparece. ... ... ... Então, imagine se o "Bolsonaro" que é citado tantas vezes tivesse aquele direito que tem os envolvidos em processos da Lava Jato e, que toda hora que a noticia é veiculada o citado, através de seu corpo de advogados, solta uma nota e, a televisão é obrigada a dar o espaço para o contraditório. ... ... ... Isto não ocorre nos ataques ideológicos dos "especialistas" à pessoa "Bolsonaro". ... ... ... Então a mídia está sim condicionando a forma de pensar da opinião pública pois, ela está sendo sacrificada em ouvir só um lado da "estória". ... ... ... ...

      16
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Veja como somos inocentes... ... O "bicho papão" da revolução de 1964 são os militares, correto? ... ... ... Então, por favor, leia esse artigo que mostra uma das facetas que nunca a imprensa mostrou para a população ... ... ... ... http://rota2014.blogspot.com/2020/04/a-historia-nao-contada-de-1964.html

      14
    • Augusto dos Santos Morais Caxias - RS

      Concordo Sr. Atílio. Mourão tem que assumir. É urgente.

      30
    • sandro roberto lautert condor - RS

      Sr.Paulo, cadê o assessor de Comunicação do Planalto?

      È muito Amadorismo.

      Botar tudo fora , fazendo piadas.

      12
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      É, numa mensagem acima, pedi, por favor, para o Sr. ler o artigo... E, se a sua percepção, após ler o artigo, é esta, não vou mais argumentar. ... O TEMPO VAI MOSTRAR A VERACIDADE DOS FATOS !!!

      4
    • sandro roberto lautert condor - RS

      Sr.Paulo. Rezemos e que Deus nos ajude.

      2
  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Meu Presidente é mito! Chupa, esquerdalha!

    7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      MITO!!!... o melhor presidente que o Brasil já teve.

      8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      E quem defende um "C.C." ... traduzindo: ... CLEPTOMANÍACO COMPULSIVO ???

      4