Dólar chega a superar máxima histórica acima de R$ 5,25 com impacto da crise de saúde

Publicado em 01/04/2020 10:19

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abriu esta quarta-feira em alta acentuada contra o real, chegando a renovar máxima histórica acima de 5,25 reais em meio a sinais crescentes do impacto econômico da pandemia de coronavírus.

Às 10:15, o dólar avançava 0,93%, a 5,2426 reais na venda, enquanto o dólar futuro mais negociado tinha alta de 0,63%, a 5,248 reais.

Na máxima do dia, o dólar spot chegou a tocar 5,2520 reais na venda, nova máxima recorde intradia, alta de 1,11%.

Mais uma vez, os mercados voltavam as atenções para os efeitos econômicos da atual crise de saúde, com dados pessimistas e sinais de aprofundamento na disseminação do vírus elevando a expectativa de uma recessão global.

A atividade industrial da zona do euro entrou em colapso no mês passado, enquanto a criação de postos de trabalho no setor privado norte-americano recuou em março pela primeira vez desde 2017.

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou os norte-americanos dizendo que as próximas duas semanas serão muito difíceis na luta contra o coronavírus, com as autoridades de saúde da Casa Branca prevendo um enorme salto nas mortes relacionadas à doença, mesmo com medidas rigorosas de distanciamento social.

"Há um clima super pesado, com o corona -- principalmente nos EUA -- atingindo patamares inimagináveis", disse à Reuters Jefferson Laatus, sócio fundador do grupo Laatus.

"Isso assusta bastante o mercado, porque tem um impacto econômico sem precedentes", afirmou Laatus. "Isso vai causar uma desaceleração enorme, não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo."

Com maior aversão a risco no exterior, a moeda norte-americana ganhava força contra peso mexicano, lira turca, rand sul-africano e dólar australiano, principais pares arriscados do real.

No Brasil, o Banco Central, a partir desta quarta-feira, dará início à rolagem de contratos de swap cambial com vencimento em 4 de maio de 2020, totalizando 4,9 bilhões de dólares.

A medida não ajudava a aliviar a pressão sobre o real, mas, segundo Laatus, "tendo pressões adicionais, o BC pode atuar mais vezes nos mercados, inclusive com venda spot, de dólar à vista".

O dólar interbancário fechou o último pregão em alta de 0,25%, a 5,1944 reais na venda, segunda maior cotação para encerramento da história.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário