FCStone reduz previsões de safra e exportação de soja do Brasil em 4 mi t

Publicado em 02/04/2020 10:23

LOGO nalogo

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil 2019/20 foi estimada em 120,1 milhões de toneladas, enquanto as exportações do país na mesma temporada deverão atingir 71 milhões de toneladas, informou a consultoria INTL FCStone em nota na noite de quarta-feira, na qual apontou redução de cerca de 4 milhões de toneladas frente às suas estimativas anteriores de colheita e embarques.

"Esse ajuste é fruto de uma queda no rendimento no Rio Grande do Sul, que passou de 2,88 para 2,04 toneladas por hectare, devido às chuvas irregulares e escassas, aliadas a temperaturas elevadas, que prejudicaram fortemente o desenvolvimento da soja em muitas áreas", afirmou a FCStone.

Apesar disso, leves aumentos foram apontados nas estimativas de colheita da oleaginosa para Estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí e Maranhão, o que impediu um recuo ainda maior da produção nacional.

No Mato Grosso, a expectativa é de recorde, com 34,5 milhões de toneladas de soja.

Ainda assim, a produção de soja do Brasil deverá superar a registrada na temporada anterior em cerca de 5 milhões de toneladas.

Para o milho, a consultoria manteve a estimativa de produção total praticamente estável, em 101,09 milhões de toneladas, considerando leve aumento no ciclo de verão combinado à queda projetada para a segunda safra.

Os ajustes da INTL FCStone em relação à primeira safra do cereal, agora estimada em 26,02 milhões de toneladas (alta de 1,4% em relação ao número de março), vieram motivados pelas perspectivas de melhores produtividades na região do Matopiba, com destaque para os Estados de Maranhão e Piauí.

Já na safrinha, a queda da produção veio em reposta à perspectiva de uma menor área plantada, principalmente em Minas Gerais. A produção total neste ciclo deve se consolidar 73,9 milhões de toneladas, volume 1% acima do produzido na temporada anterior.

No caso do milho, a previsão de exportação ficou em torno de 35 milhões de toneladas, ante um recorde de 41 milhões em 2018/19.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário