Petrobras registra nova descoberta de óleo no pré-sal em bloco na Bacia de Santos

Publicado em 02/04/2020 20:55

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras registrou uma nova descoberta de óleo no pré-sal, em poço pioneiro no bloco Uirapuru, na bacia de Santos, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira.

O poço com presença de óleo foi adquirido pela estatal em leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em junho de 2018, a 4ª Rodada de Partilha, e encontra-se no chamado polígono do pré-sal.

A Petrobras é operadora do bloco, com 30% de participação, e ainda tem como sócias a norte-americana ExxonMobil (28%), a norueguesa Equinor (28%) e a portuguesa Petrogal (14%).

O poço pioneiro onde ocorreu a descoberta está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa da cidade de Santos (SP), em profundidade d'água de 1.995 metros.

A Petrobras disse que foi constatada descoberta de óleo em reservatórios porosos no prospecto exploratório conhecido informalmente como Araucária.

"Os dados do poço serão analisados para melhor direcionar as atividades exploratórias na área e avaliar o potencial da descoberta", acrescentou a estatal.

Rússia não tem planos de aumentar produção de petróleo, diz ministro de Energia

MOSCOU (Reuters) - A Rússia não tem planos de elevar sua produção de petróleo porque o mercado já está com excesso de oferta, mesmo com o fim de um acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para restringir a oferta, disse o ministro de Energia Alexander Novak à Reuters nesta quinta-feira.

Dados do ministério publicados nesta quinta-feira pela agência Interfax mostraram que a produção de petróleo russa foi de 11,29 milhões de barris por dia em março, estável frente ao mês anterior.

Os preços internacionais do petróleo caíram cerca de 50% desde que a Opep e outros grandes produtores liderados pela Rússia falharam em obter um acordo no mês passado para prorrogar o pacto de corte de oferta.

Mas os preços saltaram 10% nesta quinta-feira, após o presidente norte-americano Donald Trump ter afirmado que espera que russos e sauditas cheguem a um acordo em breve para encerrar a atual guerra de preços entre os países por participação no mercado de petróleo.

O governo russo disse na quarta-feira que o presidente Vladimir Putin não tem planos imediatos de ligar para líderes sauditas para falar sobre o mercado de petróleo, mas acrescentou que essas conversas poderiam acontecer rapidamente se necessário.

Putin pediu que produtores globais de petróleo e consumidores busquem soluções para a situação "desafiadora" do mercado, enquanto Trump disse que o petróleo está mais barato "do que água", prejudicando a indústria do setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário