Atividade empresarial da zona do euro entra em colapso em março por coronavírus, segundo PMI

Publicado em 03/04/2020 08:50

LOGO REUTERS

A atividade empresarial da zona do euro entrou em colapso no mês passado diante das tentativas de conter a pandemia de coronavírus, que levaram governos em todo o continente a fechar grandes partes de suas economias, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI Composto final do IHS Markit despencou para a mínima recorde de 29,7 em março ante 51,6 em fevereiro, abaixo da preliminar de 32,4 e marcando a maior queda mensal desde que a pesquisa começou em julho de 1998. A marca de 50 separa crescimento de contração.

"Os dados indicam que a economia da zona do euro já está contraindo a uma taxa anualizada que se aproxima de 10%, com o pior inevitavelmente por vir no futuro próximo", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

A demanda recuou a uma taxa recorde, com o subíndice de novas encomendas indo a 27,7 de 51,2, muito mais fraco do que preliminar de 29,5.

Como o setor industrial, a atividade de serviços do bloco também ficou quase suspensa. Seu PMI caiu a 26,4, mínima da pesquisa, contra 52,6 em fevereiro e preliminar de 28,4.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário