ABPA lança vídeo sobre intensificação de cuidados contra a Covid-19

Publicado em 03/04/2020 14:48 146 exibições
Empresas adicionaram medidas a protocolos já existentes, aumentando a segurança do trabalhador

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou hoje (03) um vídeo com informações sobre a intensificação dos cuidados para a saúde dos colaboradores nas agroindústrias produtoras e exportadoras da avicultura e da suinocultura do País, frente à epidemia da Covid-19 (Novo Coronavírus).  O vídeo pode ser assistido aqui:

Feito pela Agência Capella (Porto Alegre/RS), o vídeo reúne depoimentos de especialistas das diversas áreas dos frigoríficos e apresenta diversos cuidados já adotados no sistema produtivo.  Também são mostradas as medidas para a prevenção e o monitoramento da saúde de trabalhadores diretos e terceirizados.

“Antes mesmo da adoção de quarentenas em diversos estados do país, as empresas da avicultura e da suinocultura intensificaram os cuidados para preservar a saúde dos colaboradores e terceirizados no sistema produtivo.  O vídeo explica algumas destas medidas no ambiente de alta biosseguridade implantado nos frigoríficos brasileiros”, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

Entre as ações adotadas está o afastamento preventivo de todos os colaboradores identificados como grupo de risco (com idade acima de 60 anos, doenças pré-existentes e outros).   Ao mesmo tempo, houve a intensificação das ações de vigilância ativa. A temperatura dos colaboradores é aferida em diversos momentos, durante a rotina de trabalho.

Vários dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde já eram adotados pelas empresas nos protocolos de rotina de trabalho, conforme é mostrado no vídeo.  De forma preventiva e indo além das recomendações dos órgãos de saúde, as agroindústrias determinaram ações como o aumento da rotina de higienização de todos os ambientes dentro e fora do frigorífico, como o transporte, a adoção de medidas contra a aglomeração, com a redistribuição de horários de refeição e transporte, e outros.

Houve reforço nas orientações de cuidados para a saúde (com materiais orientativos) e na distribuição de álcool em gel pelas unidades frigoríficas. 

“A preservação da saúde do trabalhador e a garantia de oferta de alimentos à população são nossas prioridades. É uma questão de paz social.  A ABPA e suas associadas estão dedicadas nos diversos comitês temáticos de situação para acompanhar o quadro e desenvolver medidas.  Todos os cuidados foram tomados. A ABPA criou diversos protocolos de referência setorial dentro destes objetivos”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário