Pesquisa Datafolha mostra apoio de 59% da população a Jair Bolsonaro

Publicado em 05/04/2020 08:33 e atualizado em 05/04/2020 11:37 1160 exibições
Pergunta "enviezada" - se deveria renunciar ou não - é rejeitada pelos pesquisados. Maioria confia em sua liderança

Igor Gielow, editor da FOLHA DE SÃO PAULO

A renúncia do presidente Jair Bolsonaro em meio à sua atuação no combate à Covid-19 é rejeitada por 59% dos brasileiros.

Já 37% desejam que ele renuncie, conforme vem sendo pedido por políticos de oposição, e 4% não sabem dizer. Foi o que apurou pesquisa do Datafolha com 1.511 entrevistados, feita por telefone de 1º a 3 de abril. A margem de erro é de três pontos.

(trecho do editorial da Folha deste domingo: "Mais da metade dos brasileiros avalia que ele ainda tem condições de liderar o país (52%, na margem de erro) e rejeita a ideia de um pedido de renúncia (59%). A despeito do que podem dar a entender os panelaços diários nas grandes cidades, o pior de seu desgaste se concentra em estratos minoritários de maior renda e escolaridade.")

Apesar de o levantamento apontar que apenas 33% dos ouvidos consideram a gestão da crise sanitária pelo presidente da República como boa ou ótima, 52% creem que ele tem condições de seguir liderando o país.

Para 44%, Bolsonaro perdeu tais condições, e 4% não souberam responder. 3 de abril de 2020. (+ na FSP).

59% são contra e 37% a favor da renúncia de Bolsonaro em meio à pandemia (Estadão Conteúdo).

Um levantamento do Datafolha, divulgado neste domingo, 5, mostra que 59% dos brasileiros são contra uma renúncia do presidente Jair Bolsonaro em meio ao combate à pandemia pela covid-19. Outros 37% são a favor, conforme vem sendo pedido por políticos da oposição. Outros 4% não sabem dizer.

Para apenas 33% dos entrevistados, a gestão da crise sanitária é avaliada de forma positiva (boa ou ótima). Apesar de a minoria dos respondentes ter essa avaliação, a maioria acredita que o presidente tem condições de seguir liderando o País. Segundo o levantamento, 52% dos brasileiros entendem que Bolsonaro continua com capacidade de governar; 44% disseram que não e 4% afirmaram que não sabem. Nessa questão, a avaliação positiva é maior que a média entre empresários (65%) e entre moradores da região Sul (62%).

A pesquisa trouxe que a renúncia de Bolsonaro tem maior apoio entre os jovens (44%), mulheres (42%), os que têm até o ensino fundamental (40%) e também para quem tem renda acima de 10 salários mínimos (39%)

O Datafolha ouviu 1.511 pessoas por telefone entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte:
Folha/DATAFOLHA/Estadão

4 comentários

  • Paulo Antonio Dos Santos

    Não conseguem ganhar dele na eleição, então tem que jogar sujo mesmo, o único jeito de tentar vence-lo. Não tentaram mata-lo? Na urna os covardes são tão inferiores que a estratégia de campanha é falar

    mal do Presidente. Montagem de videos com uma parte de cada entrevista como se o povo fosse otário, não tivesse visto as entrevistas inteiras! Mais ajudaram do que atrapalharam e ainda chamam Jair Bolsonaro de burro. A maldade deixou os adversários burros demais!

    4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Esse número (59%) do DATAFOLHA é um número mágico! ... Se você o inverter (95%), quando ficar comprovado este índice de aprovação, o DATAFOLHA vai dizer que foi "erro de digitação"!!! ... ... As técnicas engendradas por Mihai Pacepa, general e ex-chefe do serviço secreto romeno e pelos regimes comunistas, cujo objetivo é a DESINFORMAÇÃO !!! ... Esse método é usado até os dias atuais por aqueles que comungam com o sistema.

      3
  • Alvaro Andrade Biollo

    Considerando a campanha sórdida feita 24 horas por dia pela imprensa, está ótimo....

    4
  • PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA HIRTH Manaus - AM

    Se os anteriores fossem como BOLSONARO hoje teriamos mais hospitais e menos estádios!

    6
  • PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA HIRTH Manaus - AM

    Construíram estádios no lugar de hospitais, desviaram dinheiro para o porto de Cuba, perdoaram dívidas de países com governos de ditadores... Não fosse Bolsonaro, estariamos comendo lixo!

    7
    • Martins Kampa

      Será? E a quanto tempo faz que o Sr. Bolsonaro faz parte do legislativo e até hoje não nos foi mostrado a negativas dele pra estes acontecido que o Sr. narra.

      12