Casos de coronavírus começam a diminuir na Itália e Espanha; Paris continua confinada

Publicado em 05/04/2020 17:20

Itália começa a mirar “fase dois” em meio à redução de mortos por Covid-19

MILÃO (Reuters) - A Itália registrou seu menor número diário de mortes por Covid-19 em mais de duas semanas neste domingo, e as autoridades começaram a mirar uma segunda fase da batalha contra o novo coronavírus, quando o isolamento imposto há quase um mês for aliviado.

O número de mortes no país chegou a 15.887, quase um quarto do total de mortes no mundo, mas o aumento de 525 em relação ao dia anterior foi o menor número diário desde 19 de março, enquanto a cifra de pacientes em unidades de terapia intensiva caiu pelo segundo dia consecutivo.

"A curva atingiu um pico e começou a descer", disse Silvio Brusaferro, diretor do Istituto Superiore di Sanità, o principal instituto de saúde da Itália. "É um resultado que temos que alcançar dia após dia."

"Se isso for confirmado, precisamos começar a pensar na segunda fase e continuar contendo a propagação desta doença".

O número total de casos confirmados do novo coronavírus aumentou em 4.316, para 128.948, o menor aumento em cinco dias, o que ampliou os sinais de que a epidemia atingiu um pico, cerca de seis semanas depois de eclodir no norte da Itália, em 21 de fevereiro.

Os números de domingo aumentaram os indícios de que as rígidas restrições à circulação e às reuniões públicas impostas em 9 de março pelo país tiveram efeito em conter a epidemia, mas as autoridades alertam para evitar uma trégua.

"Não abaixe a guarda, fique em casa", disse Angelo Borelli, chefe do departamento de Proteção Civil, em um briefing diário.

Número de mortos por coronavírus na Espanha sobe 674, mas em ritmo de desaceleração

MADRI (Reuters) - A taxa de novas infecções e mortes por coronavírus na Espanha diminuiu novamente neste domingo, com o país, um dos mais atingidos pela pandemia, iniciando sua quarta semana de isolamento quase total.

As mortes pela doença respiratória altamente contagiosa Covid-19 subiram para 12.418 - a segunda maior marca do mundo depois da Itália.

No entanto, o número de 674 pessoas que morreram nas últimas 24 horas caiu em relação às 809 de sábado e bem abaixo do recorde diário de 950 da quinta-feira, informou o Ministério da Saúde.

O número total de infecções registradas aumentou para 130.759 em relação às 124.736 de sábado.

"Os dados da semana e hoje confirmam a desaceleração das infecções", disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista coletiva.

"Os dados confirmam que o confinamento está funcionando."

Ele afirmou que um milhão de kits de testes chegariam à Espanha no domingo e na segunda-feira e atuariam como "triagem rápida" em locais como hospitais e asilos, parte de um esforço para identificar a verdadeira extensão da pandemia de Covid-19.

O diretor da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Hans Kluge, tuitou sobre a Espanha: "Otimismo cuidadoso como resultado de medidas ousadas, abordagens inovadoras e decisões corajosas".

Casos confirmados de COVID-19 em Portugal passam dos 10.000, dizem autoridades sanitárias

Lisboa, 4 abr (Xinhua) -- O total de casos confirmados da COVID-19 em Portugal passou o ponto de 10 mil no sábado, chegando a 10.524, segundo as autoridades sanitárias portuguesas.

Portugal notificou 638 novos casos de infecção e 20 mortes associadas à COVID-19 no sábado. Até agora, o número total de mortos ficou em 266, informou a Diretoria-Geral da Saúde (DGS) em seu boletim diário.

Entre as vítimas fatais, 254 tinham mais de 60 anos.

Um total de 5.518 pessoas ainda estão esperando os resultados dos exames laboratoriais, enquanto as pessoas recuperadas da doença subiram para 75.

Ainda há 22.858 casos sendo monitorados pelas autoridades sanitárias.

O número de pessoas infectadas parece estar diminuindo nos últimos dias, segundo especialistas em saúde pública.

A polícia estabeleceu uma grande operação de controle de tráfego para evitar que as pessoas viajem e saiam de suas localidades durante este fim de semana e na próxima semana, quando haverá o feriado de Páscoa.

O estado de emergência, que foi declarado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa em 18 de março, foi prorrogado até 17 de abril.

É abril em Paris, mas os franceses têm que ficar dentro de casa

PARIS (Reuters) - Os parisienses foram orientados a não sucumbir ao tentador clima ensolarado da primavera e permanecer dentro de casa para ajudar a combater a propagação do coronavírus, que matou 7.560 na França.

A França, como outros países, confinou seus moradores em casa desde 17 de março para conter a propagação do vírus. As medidas foram estendidas até 15 de abril e provavelmente serão prorrogadas novamente.

Vários convidados nos programas de televisão deste domingo, incluindo médicos, ficaram alarmados com as imagens de muitos parisienses nas margens do rio Sena e nas calçadas e ruas sem carros, correndo, passeando e aproveitando o clima ensolarado.

"Quando vemos algumas dessas imagens, quando vemos algumas dessas atitudes, a verdade é que é totalmente incompreensível", disse Jean Rottner, chefe da região de Grand Est, onde o surto começou, na BFM TV.

A situação ainda é muito séria em Paris para começar a pensar em suspender o confinamento, afirmou Valérie Pécresse, chefe da região da grande Paris, no mesmo canal.

"Não cedam à tentação, mesmo que seja feriado e o tempo esteja bom. Fiquem em casa o máximo possível", disse ela.

"Nosso sistema de saúde está saturado, nada seria pior do que um semiconfinamento".

Reino Unido ampliará restrições contra coronavírus se houver desrespeito às regras

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido terá que impor mais restrições ao exercício ao ar livre se as pessoas desrespeitarem as regras de isolamento destinadas a coibir a transmissão do coronavírus, disse o secretário de Saúde, Matt Hancock, neste domingo.

"No momento, a grande maioria das pessoas está (seguindo as regras). Mas as pessoas não devem violar as regras, porque isso significaria que o vírus se espalharia mais e, então, talvez precisássemos tomar outras medidas", afirmou ele ao programa Andrew Marr, da BBC.

Outros países europeus, como Itália e França, impuseram restrições mais severas às pessoas que deixam suas casas.

Temia-se que o clima mais quente da primavera deste domingo pudesse incentivar os britânicos a irem aos parques. O Conselho Lambeth, em Londres, fechou o Brockwell Park neste domingo depois de dizer que muitas pessoas foram se bronzear ou se reuniram em grandes grupos no sábado.

Hancock disse que era "inacreditável" ver uma pequena minoria desprezando os orientações do governo para manter o distanciamento social.

Se houver desrespeito às regras, que permitem que as pessoas andem, corram ou andem de bicicleta ao ar livre uma vez por dia mas não tomem sol, o secretário da Saúde disse que teria que proibir o exercício de todas as formas fora de casa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário