China registra aumento de novos casos de coronavírus; de 30 casos, 25 de fora e 5 são internos

Publicado em 05/04/2020 17:26

PEQUIM (Reuters) - A China continental registrou 30 novos casos de coronavírus no sábado, contra 19 no dia anterior, com o aumento do número de casos envolvendo viajantes do exterior e também transmissões locais, o que destaca a dificuldade de combater o vírus.

A Comissão Nacional de Saúde disse em comunicado neste domingo que 25 dos casos mais recentes envolveram pessoas que vieram do exterior, em comparação com 18 casos no dia anterior.

Cinco novas infecções transmitidas localmente também foram relatadas no sábado, todas na província costeira do sul de Guangdong.

A China continental já registrou um total de 81.669 casos, enquanto o número de mortos aumentou em três, para 3.329.

Embora as infecções diárias tenham caído drasticamente em relação ao auge da epidemia em fevereiro, quando centenas de novos casos eram notificados diariamente, Pequim continua incapaz de interromper completamente novas infecções, apesar de impor algumas das medidas mais drásticas para conter a propagação do vírus.

Os chamados casos importados e pacientes assintomáticos, que têm o vírus e podem transmiti-lo mesmo sem apresentar sintomas, se tornaram uma das principais preocupações da China nas últimas semanas.

O país fechou suas fronteiras para quase todos os estrangeiros à medida que o vírus se espalha por todo o mundo, mas a maioria dos casos importados envolve chineses voltando do exterior.

O governo central também pressionou as autoridades locais a identificar e isolar os pacientes assintomáticos.

Parte continental da China registra 30 novos casos confirmados da COVID-19

Beijing, 5 abr (Xinhua) -- A autoridade chinesa de saúde disse no domingo que recebeu notificações de 30 novos casos confirmados da COVID-19 na parte continental da China no sábado, dos quais 25 foram importados.

Os cinco novos casos domésticos foram relatados na Província de Guangdong, informou a Comissão Nacional de Saúde.

Foram relatados no continente chinês, no mesmo dia, três mortes, todas em Hubei, e 11 novos casos suspeitos, todos importados. Segundo a comissão, 213 pessoas tiveram alta hospitalar após recuperação no dia, enquanto o número de casos graves diminuiu 36 para 295.

Até sábado, o continente chinês havia relatado um total de 913 casos importados. Do montante, 216 tiveram alta hospitalar após recuperação e 697 estavam sendo tratados com 18 em estado grave, disse a comissão.

O total de casos confirmados na parte continental havia atingido 81.669 até sábado, incluindo 1.376 pacientes que ainda estavam em tratamento, 76.964 pacientes curados que tiveram alta e 3.329 pessoas que morreram da doença.

A comissão disse que 107 pessoas ainda eram suspeitas de estarem infectadas com o vírus, todas vindas do exterior.

A pasta acrescentou que 17.436 contatos próximos ainda estavam sob observação médica. No sábado, 1.869 pessoas foram liberadas da observação médica.

Também no sábado, 47 novos casos assintomáticos da COVID-19 foram notificados no continente chinês, incluindo 16 importados. Três casos assintomáticos, todos importados, foram recategorizados como infecções confirmadas, e 50 foram dispensados da observação médica, incluindo oito casos importados, segundo a comissão.

A comissão disse que 1.024 casos assintomáticos ainda estavam sob observação médica, incluindo 244 do exterior.

Até sábado, 862 casos confirmados, incluindo quatro mortes, haviam sido registrados na Região Administrativa Especial de Hong Kong, 44 casos confirmados na Região Administrativa Especial de Macau e 355 em Taiwan, incluindo cinco mortes.

Ao todo, 186 pacientes em Hong Kong, 10 em Macau e 50 em Taiwan tiveram alta hospitalar após a recuperação.

China é capaz de garantir segurança alimentar apesar do impacto do coronavírus

Beijing, 5 abr (Xinhua) -- Funcionários chineses asseguraram no sábado que o país pode manter firme sua "tigela de arroz" apesar do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, com amplas reservas de grãos e medidas destinadas a aumentar a produção.

A China registrou anos de abundantes colheitas, com a produção de grãos atingindo um recorde de 663,85 milhões de toneladas em 2019. Com medidas para impulsionar a produção de grãos, "temos a confiança e a determinação de manter firme nossa 'tigela de arroz'", afirmou Pan Wenbo, funcionário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, em uma entrevista coletiva.

As abundantes safras apoiaram os esforços do país asiático para impulsionar o desenvolvimento social e econômico, assim para combater o surto da COVID-19, analisou Pan em resposta a perguntas sobre se a proibição de exportação de grãos imposta por alguns países afetará o fornecimento de grãos da China.

Segundo Pan, a China lançou uma série de "medidas não convencionais" para estabilizar a produção de grãos, incluindo o estabelecimento de objetivos de plantação de grãos específicos para cada região, a oferta de subsídios aos agricultores e o aumento dos preços mínimos para a aquisição estatal de arroz, o que garantiu um bom começo este ano e uma produção estável de grãos para todo o ano.

As reservas de grãos do país estão em um nível elevado, com arroz e trigo suficientes para satisfazer a demanda do mercado de consumo do país durante um ano, sublinhou Qin Yuyun, funcionário da Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas.

Qin assinalou que a administração continuará com os esforços para garantir uma oferta abundante a preços estáveis.

Japão quer aumentar estoque do medicamento Avigan em batalha contra coronavírus

TÓQUIO (Reuters) - O Japão está considerando aumentar o estoque do medicamento contra a gripe Avigan durante este ano fiscal, para que possa ser usado no tratamento de 2 milhões de pessoas, de acordo com um documento de planejamento visto pela Reuters.

A mídia local informou neste domingo que o Japão espera triplicar a produção da droga em relação aos níveis atuais, que são suficientes para tratar 700.000 pessoas, se for usada por pacientes com coronavírus.

O Avigan, também conhecido como Favipiravir, é fabricado por uma subsidiária da Fujifilm Holding, que possui um braço de assistência médica. O medicamento foi aprovado para uso no Japão em 2014. O Avigan está sendo testado na China como tratamento para a Covid-19.

No pacote de estímulo de emergência que deve ser lançado na terça-feira, o governo também planeja priorizar o processo de teste clínico do medicamento, para que possa ser formalmente aprovado para uso no tratamento de pacientes com coronavírus.

Segundo o documento, o Japão também quer aumentar os subsídios a empresas domésticas que fornecem máscaras e desinfetantes e garantirá capacidade suficiente para fornecer 700 milhões de máscaras por mês.

Cingapura tem recorde de novos casos e põe em quarentena 20.000 trabalhadores imigrantes

CINGAPURA (Reuters) - Cingapura registrou 120 novos casos de coronavírus neste domingo, de longe o maior aumento diário, e colocou em quarentena cerca de 20.000 trabalhadores imigrantes em seus dormitórios.

Dos novos casos deste domingo, 116 foram transmitidos localmente e muitos foram vinculados a dois dormitórios que abrigam trabalhadores imigrantes, que agora terão que ficar em seus quartos por 14 dias.

O número de novos casos é um aumento de 60% em relação aos 75 relatados no sábado, que havia sido o maior aumento diário anterior. Cingapura registra um total de 1.309 infecções e seis mortes pelo novo coronavírus.

Dezenas de milhares de trabalhadores estrangeiros vivem em locais fechados em vários dormitórios da pequena nação do sudeste asiático, uma cidade-estado insular. Eles formam uma parte significativa da força de trabalho, atuando em setores desde a construção até a limpeza.

O aumento nos casos ocorre dois dias antes de o país começar a fechar escolas e a maioria dos locais de trabalho por um mês, como parte de restrições mais rígidas para combater a doença Covid-19.

Cingapura foi um dos países mais atingidos quando o vírus se espalhou a partir da China em janeiro, mas um rigoroso regime de vigilância e quarentena ajudou a conter o surto. Picos recentes em casos transmitidos localmente, no entanto, suscitaram novas preocupações.

Egito adia planos de capital administrativa e museu por coronavírus

CAIRO (Reuters) - O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, adiou neste sábado a transferência de funcionários públicos para uma nova capital administrativa de 2020 para 2021 devido à epidemia de coronavírus, em um revés para um projeto emblemático para Sisi que já enfrentou atrasos.

Sisi também adiou o lançamento de outros grandes projetos, incluindo o Grande Museu Egípcio e o Museu Nacional da Civilização Egípcia para o próximo ano, informou a Presidência em comunicado.

A decisão ocorreu "devido às circunstâncias e repercussões do processo de combate à disseminação do novo coronavírus, tanto em nível nacional quanto global", afirmou o documento.

O primeiro grupo de funcionários públicos seria transferido em junho para o distrito governamental na nova capital administrativa ainda em construção, 45 km a leste do Cairo.

O governo de Sisi disse que deseja começar a administrar o Egito a partir da nova cidade em meados de 2020. Mas o projeto de 58 bilhões de dólares sofre para arrecadar fundos e enfrenta outros desafios após a saída de alguns investidores.

Irã alerta sobre coronavírus após desrespeito a recomendações para ficar em casa

DUBAI (Reuters) - Uma importante autoridade de saúde disse que a capital do Irã pode enfrentar um ressurgimento do coronavírus depois que muitos moradores desrespeitaram as orientações de ficar em casa, com ruas lotadas em Teerã, ao final do feriado de Ano Novo iraniano neste sábado.

O Irã - país do Oriente Médio mais atingido pela epidemia - informou neste sábado que mais 158 pacientes com coronavírus morreram nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 3.452. O número total de casos atingiu 55.743.

"Ainda estamos preocupados com o vírus, por exemplo, com o nível de tráfego em Teerã hoje e as filas de carros presos nas rodovias, porque essas pessoas podem levar o vírus para suas casas ou locais de trabalho", disse o vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, na TV estatal.

"Mesmo um nível médio de vírus aqui pode se espalhar para cidades próximas com o alto nível de tráfego relacionado ao trabalho entre cidades próximas e Teerã", disse Harirchi, que pegou a Covid-19.

"O Dr. Harirchi alertou sobre um provável retorno do corona diante da negligência e disse que as medidas de distanciamento social são absolutamente necessárias", afirmou a TV.

A televisão mostrou lojas que foram reabertas, apesar de uma ordem de fechamento de serviços e negócios não essenciais. Somente as empresas envolvidas na produção foram autorizadas a reabrir enquanto seguem as precauções contra o coronavírus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Cinco(5) novos casos na China um país de 1.5 bilhões de pessoas.... isso sim é pra inglês ver.

    2