Ibovespa segue Wall St e sobe 6,5% com sinais de estabilização em casos de Covid-19 no exterior

Publicado em 06/04/2020 18:33

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com Vale e bancos entre as maiores contribuições positivas, em sessão embalada por avanços nos mercados acionários no exterior, apesar da pandemia de Covid-19.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 6,52%, a 74.072,98 pontos. O volume financeiro somou 21,6 bilhões de reais.

A semana começou com as atenções voltadas para sinais de estabilização na mortalidade pelo vírus em alguns países na Europa, bem como no Estado de Nova York, o mais atingido pela crise nos Estados Unidos, o que trouxe algum alívio aos investidores.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que as hospitalizações de pacientes do coronavírus estão diminuindo e que o índice de aumento de mortes estacionou no Estado, o que sugere que a crise pode estar se estabilizando. Em Wall Street, o S&P 500 fechou em alta de 7%.

Na visão da equipe da Elite Investimentos, o Ibovespa acompanhou a tendência externa. Ainda assim, agentes financeiros não descartam mais volatilidade à frente, uma vez que ainda são incertas a intensidade e a duração do choque sobre a atividade econômica global em razão de medidas para evitar a disseminação do vírus.

O Bank of América atualizou suas previsões para o mercado acionário na América Latina, incluindo corte na estimativa para o Ibovespa no final do ano a 76 mil pontos, de 87 mil anteriormente, em relatório nesta segunda-feira.

A cena política brasileira também repercutiu na bolsa, e ajudou a afastar o Ibovespa da máxima da sessão, quando registrou 75.259,70 pontos.

Para o analista Rafael Ribeiro, a sessão no pregão brasileiro não foi melhor em razão de boatos envolvendo a demissão do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, pelo presidente Jair Bolsonaro ainda nesta segunda-feira.

"O campo já está cheio de minas para desarmar e o que o mercado realmente não precisa neste momento é mais um fator de risco para monitorar", afirmou.

DESTAQUES

- BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN avançaram 9,47% e 7,36%, respectivamente, tendo de pano de fundo novas medidas envolvendo o setor bancário, além de melhora na recomendação pelo Goldman Sachs. BANCO DO BRASIL ON valorizou-se 9,25% e SANTANDER BRASIL UNIT subiu 10,81%.

- BTG PACTUAL UNIT fechou em alta de 9,72% e liderava as altas no setor de bancos do Ibovespa, após anunicar novo programa de recompra de papéis.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 2,8% e 5,42%, respectivamente, apesar da queda dos preços no petróleo no exterior.

- VALE ON valorizou-se 6,49%, em linha com o desempenho positivo de papéis do setor de mineração e siderurgia na Europa. GERDAU PN fechou em alta de 3,97% mesmo após aunciar na sexta-feira cortes de produção em operações nas Américas, que incluem desligamento de alto-forno na usina de Ouro Branco (MG).

- LOCALIZA ON disparou 20,12%, também mostrando recuperação, depois que fechou em baixa de quase 11% no pregão anterior, conforme o papel vem sendo pressionado pelas perspectivas de menor fluxo de receitas diante de medidas de restrição de circulação no país.

- BRF ON avançou 15,86%. A empresa comunicou nesta segunda-feira que a fábrica da companhia de Dourados (MS) está novamente autorizada a exportar ao mercado chinês, segundo publicação oficial da Administração Geral da Aduana da China (GACC). A fábrica (SIF 18) tem capacidade de abate de 130 mil aves/dia, aproximadamente.

- GOL PN terminou com elevação de 7,18%. A companhia aérea divulgou queda na taxa de ocupação total de seus voos para 71,6% em março, de 79,3% um ano antes, em meio ao recuo de 29,7% na demanda e declínio de 22,2% na oferta, segundo dados prévios de tráfego. No setor, AZUL PN mostrou acréscimo de 10,64%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário