Queda de combustíveis segura alta do IPA na 1ª prévia de abril do IGP-M

Publicado em 08/04/2020 11:22

LOGO estadao
Os combustíveis foram o maior impacto no Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPA), um dos componentes do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), divulgado nesta quarta-feira, 8, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta de 1,43% do IPA na primeira prévia de abril, ante 0,20% na primeira prévia de março, foi contida pelo recuo no preço dos combustíveis, que ampliou a queda de 0,76% para recuo de 19,43% de uma prévia para outra.

A alta do dólar fez disparar o preço do farelo de soja na primeira prévia de abril, afetando também o IPA. O farelo teve alta de 27,11% nos preços medidos no atacado (IPA), contra alta de 1,31% na primeira prévia de março, enquanto o grão de soja subiu 6,77%, também puxada pelo dólar, ante alta de 2,16% na mesma comparação.

Já o minério de ferro saiu de queda de 6,80% na primeira prévia de março para alta de 5,60% na primeira prévia de abril.

Em contrapartida, o preço da gasolina nas refinarias apresentou queda de 27,42%, ante menos 0,99% na primeira prévia de março, bem acima do repassado para o consumidor, uma redução de apenas 2,65%, contra menos 1,39% na primeira prévia de março.

O etanol também registrou queda de preços para o consumidor, cedendo 2,70% na primeira prévia de abril, ante 0,84% na primeira prévia de março.

Dentro da categoria Matérias Brutas, o destaque foi o minério de ferro, que saiu de queda de 6,80% na primeira semana de março, para queda de 5,60% no mesmo período de abril.

A pesquisa da primeira prévia de abril coletou os preços de 21 a 31 de março.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário