BC da China intensificará flexibilização mas não seguirá Fed, dizem fontes

Publicado em 08/04/2020 14:15

LOGO REUTERS

Por Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China intensificará sua flexibilização da política monetária para apoiar sua economia devastada pelo coronavírus, mas preocupações com a dívida e riscos imobiliários impedirão que ele siga os cortes acentuados de juros do Federal Reserve ou movimentos de afrouxamento quantitativo, disseram fontes.

Os líderes da China prometeram combater o impacto da pandemia, que parece ter levado a segunda maior economia do mundo à sua primeira contração trimestral em pelo menos 30 anos, já que a crescente perda de empregos representa uma ameaça à estabilidade social.

O Banco do Povo da China impulsionará o crédito e reduzirá os custos de financiamento, especialmente para pequenas empresas, vistas como vitais para o crescimento e o emprego, e acomodará o aumento dos gastos fiscais, segundo três fontes envolvidas em discussões internas de política monetárias. As fontes se recusaram a ser nomeadas devido à sensibilidade do assunto.

O banco central disse na sexta-feira que estava cortando sua taxa de compulsório - a quantidade de dinheiro que os bancos devem manter como reservas - pela terceira vez este ano, e reduziu a taxa de juros sobre as reservas excedentes dos bancos pela primeira vez desde 2008.

O banco central dependerá amplamente de uma combinação de ferramentas de política de liquidez para apoiar a economia, como a taxa de compulsório e várias ferramentas de empréstimo, bem como ferramentas baseadas em preços, incluindo várias taxas de mercado e sua taxa básica de juros, disseram as fontes.

"O banco central intensificará a flexibilização da política monetária, mas é impossível seguir o Federal Reserve", disse uma das fontes. "Ele adotará uma abordagem passo a passo e reservará alguma munição."

O Banco do Povo da China e o Ministério das Finanças não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters de comentários.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário