Dólar acelera queda ante real após dados dos EUA e medida de apoio do Fed

Publicado em 09/04/2020 10:44 e atualizado em 09/04/2020 11:28

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar acelerava a queda ante o real a mais de 1% nesta quinta-feira, com os investidores reagindo a dados sobre o emprego nos Estados Unidos e a uma medida de apoio econômico do Federal Reserve no valor de 2,3 trilhões de dólares.

O número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego nas últimas três semanas superou 15 milhões, com as novas reivindicações ultrapassando 6 milhões pela segunda semana consecutiva na semana passada, conforme medidas rígidas para controlar o surto de coronavírus suspendem a atividade do país.

"Apesar de vir acima do esperado, o dado veio abaixo do anterior. Pode ser que a curva do desemprego esteja diminuindo", disse à Reuters Jefferson Laatus, sócio fundador do grupo Laatus. "Isso, com a diminuição de casos (de coronavírus), pode melhorar o sentimento dos mercados."

Além disso, o Federal Reserve apresentou nesta quinta-feira um esforço amplo de 2,3 trilhões de dólares para ajudar os governos locais e pequenas e médias empresas, em sua mais recente medida para manter a economia dos Estados Unidos intacta conforme o país enfrenta a pandemia de coronavírus.

"Isso animou os mercados e pode tirar a pressão (de alta) do dólar", comentou Laatus, citando também expectativa em torno de um discurso do chairman do Fed, Jerome Powell, previsto para as 11h desta quinta-feira.

Uma reunião da Opep+ desta quinta-feira, em que serão discutidos cortes na produção de petróleo, também está no radar dos investidores, disse Laatus.

Em nota, a XP Investimentos disse que "a expectativa é de as nações cheguem a um acordo para realizarem cortes de 10 a 15 milhões de barris ao dia, os maiores da história". "Entretanto, debates sobre o patamar de referência dos cortes, pressões sobre uma eventual participação dos EUA e a efetividade dos cortes em face do colapso da demanda global geram dúvidas sobre a efetividade de um acordo hoje."

Às 10:37, o dólar recuava 1,12%, a 5,0857 reais na venda. Na mínima do dia, o dólar caiu a 5,0753 reais.

Na B3, o dólar futuro caía 0,78%, a 5,905 reais.

No exterior, a moeda norte-americana perdia contra boa parte das divisas arriscadas, caindo mais de 1% em relação a peso mexicano, lira turca, rand sul-africano e dólar australiano, pares do real. O índice do dólar contra uma cesta de moedas fortes cedia cerca de 0,6%.

O Banco Central voltará a fazer nesta quinta-feira leilão de até 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário