Trump considera interromper importação de petróleo saudita; minimiza colapso de preços

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu a queda histórica nos preços do petróleo nesta segunda-feira como algo de curta duração e decorrente de um "aperto financeiro", acrescentando que o governo consideraria interromper embarques de petróleo da Arábia Saudita para alvancar o mercado.
Falando em entrevisya coletiva diária, Trump afirmou também que seu governo planeja preencher as reservas de emergência de petróleo do país em meio ao forte recuo nos preços da commodity.
O Departamento de Energia dos EUA está no processo de locação de parte do espaço disponível de 77 milhões de barris nas reservas para petroleiras norte-americanas, visando ajudá-las a lidar com a escassez de espaços de armazenamento à medida que a pandemia de coronavírus destrói a demanda por energia.
O contrato de primeiro mês do petróleo nos EUA colapsou para nível negativo nesta segunda-feira pela primeira vez na história, diante do excesso de oferta relacionado aos "lockdowns" forçados pelo coronavírus. O vencimento terminou o dia cotado a -37,63 dólares por barril.
(Reportagem de Jeff Mason)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde