FMI e acordos de financiamento regionais concordam em colaborar em respostas ao coronavírus

Publicado em 22/04/2020 08:10

LOGO REUTERS

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - Os chefes do Fundo Monetário Internacional, do Mecanismo de Estabilidade Europeu e de outros acordos regionais de financiamento concordaram nesta terça-feira a trabalhar em conjunto para atenuar os impactos econômicos e financeiros da pandemia de coronavírus. 

Em um comunicado conjunto emitido após uma teleconferência, as autoridades disseram que concordavam em cooperar para facilitar operações de co-financiamento para resolver as necessidades de seus membros.

"Estamos determinados a providenciar o apoio necessário para aliviar os impactos da pandemia, especialmente para as pessoas e países mais vulneráveis", disse a nota. "Essas circunstâncias sem precedentes pedem ações sem precedentes".

Além de trocarem informações sobre necessidades de seus membros, as instituições disseram que buscariam coordenar assistência por todas as diferentes regiões do mundo. 

Nenhum detalhe sobre eventuais projetos de cofinanciamento foi publicado, mas a iniciativa muito provavelmente terá como modelo o trabalho do FMI com a União Europeia e o Banco Central Europeu durante a crise da dívida da Grécia, que levou à criação do Mecanismo de Estabilidade Europeu.

Não foram divulgados mais detalhes sobre possíveis projetos de cofinanciamento, mas o esforço provavelmente seria modelado no trabalho do FMI com a União Europeia e o Banco Central Europeu durante a crise da dívida grega, que levou à criação do MEE.

Nenhum país específico foi discutido como candidato a essa assistência, disse uma fonte familiarizada com o assunto, mas o FMI e os grupos regionais estão monitorando de perto os eventos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário