Ibovespa opera acima de 80 mil pontos com apoio do exterior

Por Peter Frontini
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa registrava firme alta nesta quarta-feira, perto do patamar de 81 mil pontos, com papéis de Petrobras como destaque de ganhos e apoio da influência externa positiva.
Às 12:18, o Ibovespa subia 2,59 %, a 81.019,71 pontos. O volume financeiro da sessão somava 8,8 bilhões de reais.
Antes da abertura da sessão regular, o principal contrato futuro de Ibovespa chegou a cair mais de 1%, diante da queda de bolsas internacionais na véspera, quando a bolsa paulista estava fechada por conta do feriado de Tiradentes.
Mas logo o viés mudou, seguindo a melhora de mercados globais, que reagiam a resultados trimestrais mais fortes do que o esperado de empresas dos Estados Unidos, novos estímulos do governo norte-americano para reduzir o impacto do coronavírus, além da recuperação parcial dos futuros de petróleo.
Após colapso histórico, o petróleo brent começava a se recuperar, tendo recuado mais cedo para abaixo de 16 dólares, menor nível desde 1999, impulsionados por cortes voluntários e forçados de produção, como forma de combater o excesso de oferta causado pela crise do coronavírus.
O Brent subia cerca de 10%, enquanto o petróleo dos Estados Unidos avançava 30%.
No cenário doméstico, a semana também é marcada pelo início da temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre, com Hypera divulgando seus resultados na sexta-feira.
A XP Investimentos apontou que o destaque da temporada devem ser as perspectivas de executivos sobre para o restante do ano, uma vez que o impacto da pandemia de coronavírus deve ocorrer principalmente a partir do segundo trimestre.
DESTAQUES
- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN subiam cerca de 1,8%, com a melhora parcial dos futuros de petróleo.
- GPA avançava 5,86%, após divulgar alta de 14% nas vendas totais do primeiro trimestre. Outras empresas do setor varejista também registravam sessão positiva: B2W GLOBAL ON ganhava 12%, VIA VAREJO ON subia 5,31% e MAGAZINE LUIZA ON valorizava-se 5,9%.
- EMBRAER ON recuava 2%, como maior queda da sessão. A empresa afirmou que está discutindo prorrogar a data limite inicial para conclusão do acordo de venda de sua operação comercial para a norte-americana Boeing.
-ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,5%. O banco anunciou nesta quarta-feira a alternativa de alongamento de operações de crédito para parte de seus clientes pessoas físicas e empresas de pequeno porte. No setor, BANCO DO BRASIL ON caía 0,3%, SANTANDER BR UNT avançava 0,2%, enquanto BRADESCO PN era o destaque positivo, com alta de 1,5%.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde