Banco Mundial reduz projeções para petróleo e metais por impactos do coronavírus

Publicado em 23/04/2020 13:28

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O Banco Mundial cortou suas projeções para preços do petróleo e de metais nesta quinta-feira devido aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus e disse que o choque no mercado de commodities pode atingir mais duramente países em desenvolvimento.

Os preços do petróleo devem ficar em média a 35 dólares por barril neste ano, queda de 43% frente à média em 2019, disse o Banco Mundial, em redução significativa frente às projeções de outubro.

"A revisão para baixo reflete uma queda histórica na demanda", disse a instituição em comunicado à imprensa. O excesso de produção por parte da Opep e outros importantes produtores globais está exacerbando a queda dos preços, acrescentou o banco.

Os preços dos metais, por sua vez, devem cair em geral em 13% neste ano, embora o ouro, visto tradicionalmente como um refúgio seguro por investidores, deve ter alta de cerca de 15%.

O Banco Mundial acrescentou que o impacto da crise de saúde sobre os preços de commodities agrícolas deve ser moderado, mas pontuou que significativos impactos na cadeia global de suprimento podem aumentar riscos à segurança alimentar em alguns lugares.

"Esse enorme choque para os mercados de commodities e os baixos preços do petróleo podem representar um sério revés para economias em desenvolvimento", disse o vice-presidente de Infraestrutura do Banco Mundial, Makhtar Diop, em nota.

A organização recomendou que governos mundiais reformem programas de subsídios à energia para liberar recursos de emergência como resposta ao coronavírus. O banco também fez uma recomendação contrária ao uso de tarifas ou outras proteções comerciais para proteger indústrias domésticas.

(Por David Lawder)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário