Portugal transfere moradores de asilo para flats após surto de vírus em albergue

Publicado em 26/04/2020 14:18

LISBOA (Reuters) - Portugal vai realizar testes de coronavírus em 500 requerentes de asilo e transferirá alguns para apartamentos deixados vazios pelos turistas, depois de um surto em um albergue de imigrantes na semana passada, que levou a uma análise minuciosa das condições superlotadas que poderiam levar ao contágio.

Portugal abriga 800 requerentes de asilo em albergues em todo o país, enquanto eles aguardam o processamento de seus pedidos. Um único caso em um albergue em Lisboa na semana passada levou todos os 175 a serem testados, revelando que 138 haviam contraído o vírus.

O Ministério da Administração Interna disse no domingo que planeja "aproveitar a pressão reduzida no mercado imobiliário da capital" para transferir alguns requerentes de asilo para pousadas e apartamentos vazios devido à falta de turistas neste verão.

Os pedidos de asilo aumentaram em Portugal quase três vezes nos últimos cinco anos, para 1.716 em 2019.

O Conselho para Refugiados (CPR), responsável por hospedar pessoas enquanto suas solicitações estão sendo processadas, tem capacidade para apenas 150 pessoas e coloca os demais candidatos em albergues ou habitação social.

A diretora do CPR, Monica Farinha, disse à Reuters que estava preocupada com as condições dos albergues, com várias pessoas em um dormitório, o que significa um alto risco de contágio.

A ministra da Saúde, Marta Temido, declarou no domingo que um estudo com quase 3.000 dos 23.864 casos do país indicou que a coabitação e contágio em espaços concentrados, como casas de repouso e albergue em Lisboa, foram as principais causas de transmissão da doença.

O país está se preparando para aliviar isolamento imposto em 18 de março e atualmente em vigor até 2 de maio, mas a ministra da Saúde fez um apelo às pessoas lembrando que as medidas de distanciamento social precisariam continuar para evitar ressurgimento dos casos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário