Dólar acelera queda ante real com maior apetite por risco no exterior; política doméstica segue no radar

Publicado em 28/04/2020 09:11 e atualizado em 28/04/2020 10:25

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em forte queda contra o real nesta terça-feira, em dia de maior apetite por risco no exterior diante da expectativa de flexibilização das quarentenas nas principais economias, mas a possibilidade de volatilidade permanece à medida que os investidores seguem atentos à trama política doméstica.

Às 10:14, o dólar recuava 1,70%, a 5,5675 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez tinha queda de 1,69%, a 5,5615 reais.

"Os investidores ainda reagem positivamente à perspectiva de relaxamento do distanciamento social em vários países da Europa", disse o Bradesco em boletim diário, citando também expectativa em relação às reuniões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central Europeu desta semana.

Após semanas de quase estagnação na atividade dos negócios em meio a medidas de distanciamento social, países como Itália e Espanha se preparam para relaxar as quarentenas e permitir que lojas, empresas e fábricas voltem a abrir suas portas. Nos Estados Unidos, alguns Estados seguem os mesmos passos em direção a uma reabertura da economia.

No exterior, o otimismo diante desse cenário impulsionava o apetite por ativos arriscados, como rand sul-africano, peso mexicano e dólar australiano, e o real acompanhava esse movimento de pressão sobre o dólar.

Enquanto isso, no cenário doméstico, os investidores seguem atentos aos desdobramentos políticos, que têm elevado a cautela e a volatilidade nos últimos dias.

Após o pedido de demissão de Sergio Moro do cargo de Ministro da Justiça e boatos sobre a saída de Paulo Guedes da Economia, o presidente Jair Bolsonaro alinhou o discurso do governo na segunda-feira e deixou claro que Guedes continua com a palavra final nos gastos federais.

"Dentre todos os problemas criados pela demissão do ex-ministro Sérgio Moro, o mais claro deles estaria a perspectiva de manutenção de Paulo Guedes", comentou em nota a Infinity Asset. "Agora, com o discurso de Guedes ontem junto ao presidente, reiterando o total controle da economia ao ministro (...), Guedes retoma sua posição e alivia a tensão do mercado."

Em meio à abertura de inquérito criminal para apurar acusações feitas pelo ex-ministro Moro contra o presidente, falas sobre um possível impeachment ou renúncia de Bolsonaro têm emergido nos mercados.

Na segunda-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, questionado sobre eventual impeachment, que o Parlamento não será instrumento de turbulências e crise política, o que poderia trazer mais incertezas e dar "contornos ainda mais graves" à crise da pandemia do coronavírus.

"Este é um momento de suma importância para o alívio das tensões políticas, pois além dos países estarem próximos ao pico das reações econômicas negativas da crise viral, uma parte significativa começa a sinalizar a retomada das atividades", avaliou a Infinity Asset.

A moeda norte-americana spot fechou o pregão anterior, na segunda-feira, com variação negativa de 0,07%, a 5,6639 reais na venda. No ano de 2020, em um cenário de juros baixos agravado pelas consequências econômicas da pandemia, o dólar acumula alta de cerca de 38% contra o real.

Nesta sessão, o Banco Central fará leilão de até 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento junho de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário