Com diminuição do isolamento, espanhóis saem para se exercitar após 49 dias de bloqueio

Publicado em 02/05/2020 13:29 e atualizado em 03/05/2020 19:13

Corredores e ciclistas de toda a Espanha saíram de suas casas no início deste sábado, 2, com adultos autorizados a se exercitar pela primeira vez em sete semanas, quando o governo começou a diminuir as restrições por conta do novo coronavírus.

A Espanha registrou neste sábado 276 novas mortes por covid-19, com isso, o número de óbitos subiu para 25.100 nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde do país. Embora tenha aumentado a quantidade total, são cinco mortes a menos do número apresentado no boletim anterior.

Com 1.366 novos casos nas últimas 24 horas, subiu para 216.582 o número de infectados na Espanha. O registro é maior que o divulgado no último boletim com 1.175 novos infectados.

Além disso, mais 2.570 pessoas estão curadas, o que eleva o total para 117.248.

Depois de 49 dias de bloqueio, corredores e ciclistas se aglomeravam perto da praia, enquanto surfistas e praticantes de paddle surfavam nas ondas em Barcelona. Muitos não usam máscaras

Mar Visser, 45 anos, que perdeu o emprego como organizadora de eventos, estava correndo ao longo do caminho em Castelldefels, uma cidade perto de Barcelona.

"Eu anseio por isso. É melhor do que correr em minha casa ou fazer ioga ou Pilates por dentro", disse ela.

Em Madri, ciclistas e skatistas percorriam as amplas avenidas da cidade, escondendo-se sob fita policial montada para impedir que as pessoas se reunissem em áreas comuns.

Atingida por um dos piores surtos de covid-19 do mundo, a Espanha impôs um bloqueio rigoroso em março, confinando a maioria da população em suas casas em todas as viagens, exceto as essenciais.

As atividades esportivas e recreativas foram proibidas quando as autoridades se esforçaram para impedir a propagação da doença e aliviar o fardo do sistema de saúde atingido.

Charlotte Fraser-Prynne, 41 anos, consultora de assuntos do governo britânico, foi uma das primeiras a saborear a nova liberdade de se exercitar - para uma corrida às 6 da manhã, perto do Parque Retiro da cidade.

Enquanto o parque permaneceu fechado, centenas de pessoas estavam correndo na calçada ao redor dele.

"Estou ansiosa por isso há semanas. Estava brincando com meus amigos que seria a primeira a sair em Madri. Estou muito feliz por sair depois de seis semanas de vídeos de ioga", disse ela.

Com a queda da taxa de infecção e a recuperação dos hospitais, o governo mudou seu foco para reabrir o país e revitalizar a economia.

No fim de semana passado, crianças menores de 14 anos foram autorizadas a sair por uma hora por dia de atividade supervisionada.

Na terça-feira, o primeiro-ministro Pedro Sanchez anunciou um plano em quatro fases para retornar o país ao que ele denominou "a nova normalidade" até o final de junho.

Para evitar a superlotação à medida que as pessoas saem, o governo implementou um sistema de turnos, alocando diferentes horários para diferentes faixas etárias.

Empresas que operam com hora marcada, como cabeleireiros, poderão abrir a partir de segunda-feira, 4. Bares e restaurantes permanecerão fechados por pelo menos mais uma semana.

O bloqueio atingiu a economia e o governo espera uma retração do produto interno bruto (PIB) de 9,2% em 2020.

Mais de um milhão de pessoas estão com o novo coronavírus na Europa. No total, no mundo são mais de 3,3 milhões de casos confirmados e mais de 233 mil mortes. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS).

Hospital britânico testará tratamento com plasma sanguíneo para Covid-19

LONDRES (Reuters) - Um hospital britânico de ponta utilizará o tratamento com plasma sanguíneo para pacientes com Covid-19 como parte de um estudo que faz a transfusão de plasma de pessoas recuperadas em pessoas doentes para dar um impulso ao sistema imunológico contra o vírus.

Desde que o novo coronavírus surgiu na China no final do ano passado, ele matou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo e as empresas farmacêuticas estão correndo para produzir uma vacina, embora ainda não exista nenhum tratamento específico.

O Hospital Guy and St Thomas de Londres, que o primeiro-ministro Boris Johnson disse que ajudou a salvar sua vida depois que ficou gravemente doente com o Covid-19, vai testar o chamado tratamento com "plasma convalescente" como parte de um teste internacional.

"No momento, não há tratamento comprovado para o Covid-19", disse Manu Shankar-Hari, consultor em medicina intensiva do Guy's and St Thomas.

"O plasma convalescente é um tratamento promissor que pode ajudar pacientes cujos corpos não estão produzindo anticorpos suficientes para conter a doença", disse ele. "Este estudo nos ajudará a entender se o tratamento deve ser usado mais amplamente para tratar o Covid-19".

Japão pretende acelerar a aprovação do antiviral remdesivir

TÓQUIO (Reuters) - O Japão acelerará a análise do medicamento antiviral remdesivir, da farmacêutica Gilead Sciences, para que ele possa ser aprovado para pacientes domésticos com Covid-19 apenas uma semana depois que a empresa americana entrar com o pedido no país, disse o ministro da Saúde neste sábado.

O comentário do ministro da Saúde Katsunobu Kato ocorre depois de o remdesivir ter recebido autorização para uso emergencial contra o Covid-19 pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) dos EUA na sexta-feira.

"Ouvi dizer que a Gilead Sciences entrará com pedido de aprovação (no Japão) dentro de alguns dias", disse Kato a repórteres. "Emiti uma instrução para que estejamos prontos para aprová-lo dentro de uma semana".

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse na última sexta-feira que está inclinado a estender o estado de emergência do Japão, que deve expirar em 6 de maio, por mais um mês, já que especialistas dizem que as restrições pelo coronavírus devem permanecer em vigor até que o número de casos caia ainda mais.

O Japão confirmou quase 15.000 casos e 517 mortes por Covid-19, segundo uma contagem da NHK.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário