Evans, do Fed, diz ser "razoável" esperar crescimento econômico nos EUA no segundo semestre de 2020

Publicado em 05/05/2020 14:20

LOGO REUTERS

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, afirmou nesta terça-feira ser "razoável" esperar um retorno do crescimento econômico nos Estados Unidos na segunda metade deste ano, mas que esse desfecho é apenas um pouco mais provável do que o de visões mais pessimistas.

"A retomada da atividade provavelmente será lenta no início, por causa do distanciamento social contínuo e outras precauções de segurança", previu Evans em um telefonema com repórteres.

Algumas empresas poderão voltar a seus níveis de produtividade anteriores à pandemia de coronavírus, disse ele, enquanto outras, incluindo serviços de viagem e hotelaria, não conseguirão fazê-lo. Enquanto isso, a trajetória econômica dependerá fortemente de quanto os consumidores se sentirão seguros em sair para gastar seu dinheiro.

Se tudo correr bem, disse ele, o desemprego --que deve subir para dois dígitos neste trimestre-- pode voltar a cair para 5% até o final do próximo ano. Esse cenário "envolve muitas coisas dando certo ... é preciso compromisso e também é preciso paciência; a paciência está muito escassa".

Reabrir a economia enquanto a pandemia continua, advertiu Evans, é uma "decisão ousada com riscos bastante altos", acrescentando que as autoridades terão uma ideia melhor das perspectivas até o verão (no hemisfério norte).

Evans disse que não acha que haverá motivo para aumentar os juros por "muito tempo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário