Evans, do Fed, diz ser "razoável" esperar crescimento econômico nos EUA no segundo semestre de 2020

Publicado em 05/05/2020 14:20 21 exibições

LOGO REUTERS

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, afirmou nesta terça-feira ser "razoável" esperar um retorno do crescimento econômico nos Estados Unidos na segunda metade deste ano, mas que esse desfecho é apenas um pouco mais provável do que o de visões mais pessimistas.

"A retomada da atividade provavelmente será lenta no início, por causa do distanciamento social contínuo e outras precauções de segurança", previu Evans em um telefonema com repórteres.

Algumas empresas poderão voltar a seus níveis de produtividade anteriores à pandemia de coronavírus, disse ele, enquanto outras, incluindo serviços de viagem e hotelaria, não conseguirão fazê-lo. Enquanto isso, a trajetória econômica dependerá fortemente de quanto os consumidores se sentirão seguros em sair para gastar seu dinheiro.

Se tudo correr bem, disse ele, o desemprego --que deve subir para dois dígitos neste trimestre-- pode voltar a cair para 5% até o final do próximo ano. Esse cenário "envolve muitas coisas dando certo ... é preciso compromisso e também é preciso paciência; a paciência está muito escassa".

Reabrir a economia enquanto a pandemia continua, advertiu Evans, é uma "decisão ousada com riscos bastante altos", acrescentando que as autoridades terão uma ideia melhor das perspectivas até o verão (no hemisfério norte).

Evans disse que não acha que haverá motivo para aumentar os juros por "muito tempo".

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário