BC da China sinaliza mais medidas para sustentar economia após surto de coronavírus

Publicado em 11/05/2020 08:07

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China afirmou no domingo que vai acelerar os ajustes contracíclicos para sustentar a economia e tornar a política monetária mais flexível para conter os riscos financeiros.

O relatório de implementação de política monetária do primeiro trimestre do Banco do Povo da China não repetiu a antiga promessa de evitar uma "enxurrada" de estímulo para sustentar o crescimento, reforçando sinais de mais medidas.

A tendência econômica estável de longo prazo permanece inalterada, apesar do surto de coronavírus, disse o banco central.

"Mas no momento, os desafios enfrentados pela economia da China são sem precedentes, precisamos considerar totalmente as dificuldades, riscos e incertezas", disse o banco.

O banco central afirmou ainda que vai manter a liquidez ampla, usando medidas agregadas e estruturais, e continuará a aprofundar as reformas dos juros para ajudar a reduzir os custos de empréstimos e destinar recursos financeiros de forma mais eficiente na economia.

O banco central também vai sustentar a economia real, especialmente pequenas e médias empresas, disse.

"Devemos lidar adequadamente com a relação entre estabilização do crescimento, garantia de emprego, ajuste da estrutura, prevenção de riscos e controle da inflação", disse o Banco Central do Povo da China.

A economia da China contraiu 6,8% no primeiro trimestre ante o ano anterior, encolhendo pela primeira vez desde ao menos 1992, uma vez que o surto de coronavírus paralisou a produção e os gastos.

(Reportagem de Judy Hua, Samuel Shen e Kevin Yao)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário