Espanha registra 70 mortes por Covid-19 neste domingo; França têm o menor aumento diário

Publicado em 24/05/2020 16:08

MADRI (Reuters) - A Espanha registrou mais 70 mortes por Covid-19 neste domingo, elevando o total de óbitos para 28.752, informou o Ministério da Saúde.

O número de casos diagnosticados naquele país aumentou de 235.290 para 235.772.

Casos de coronavírus na França têm o menor aumento diário desde lockdown

PARIS (Reuters) - O número de novas infecções confirmadas por coronavírus na França aumentou 115, ou 0,1%, para 144.921 no domingo, o menor aumento diário desde que o país entrou em bloqueio no dia 17 de março, informou o Ministério da Saúde em um comunicado.

Mas o número de pacientes no hospital com Covid-19 aumentou ligeiramente em 7, para 17.185, depois de cair todos os dias sem interrupção desde 15 de abril.

Um funcionário do Ministério da Saúde disse que, devido ao fim de semana prolongado pelo feriado da Ascensão na França, os hospitais foram mais lentos ao relatar seus dados e as pessoas também ficaram no hospital por mais um pouco.

Argentina estende bloqueio obrigatório para cidade de Buenos Aires até 7 de junho

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina estendeu o bloqueio obrigatório para a capital, Buenos Aires, até 7 de junho, anunciou o presidente Alberto Fernandez no sábado, depois que a cidade viu um aumento constante de casos de coronavírus nos últimos dias.

O bloqueio da Argentina, que expiraria neste domingo, está em vigor desde 20 de março, embora as autoridades tenham relaxado as restrições em algumas áreas do país.

Presidente da África do Sul anuncia alívio em isolamento a partir de 1º de junho

JOANESBURGO (Reuters) - A África do Sul vai flexibilizar ainda mais as restrições de isolamento por causa do coronavírus a partir de 1º de junho, disse o presidente Cyril Ramaphosa no domingo, permitindo que grandes áreas da economia retornem à capacidade total.

"O gabinete determinou que o nível de alerta para todo o país deve ser reduzido do nível quatro para o nível três", declarou ele em um discurso transmitido pela televisão, descrevendo a medida como uma mudança significativa na abordagem da pandemia.

Lufthansa retomará voos para 20 destinos a partir de meados de junho

FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A Lufthansa, que está conversando com o governo alemão sobre um resgate de 9 bilhões de euros, retomará voos para 20 destinos a partir de meados de junho, disse uma porta-voz neste domingo.

Os destinos incluem Mallorca, Creta, Rodes, Faro, Veneza, Ibiza e Málaga, disse a porta-voz, acrescentando que os voos partiriam do principal centro da companhia aérea em Frankfurt.

Outros destinos serão revelados no final da próxima semana.

A expansão do malha aérea da companhia ocorre menos de duas semanas após a Lufthansa apresentar planos para retomar os voos para destinos como Los Angeles, Toronto e Mumbai a partir de junho, quando começa a restaurar negócios que foram praticamente fechados pela crise do coronavírus.

A companhia aérea disse na quinta-feira que estava em negociações avançadas com o governo alemão sobre ceder uma participação de 20% em troca da injeção de dinheiro. O Bild am Sonntag, sem citar fontes, disse que o empréstimo teria que ser reembolsado no final de 2023.

Em entrevista à emissora pública ZDF neste domingo, o ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, disse que a Lufthansa teria que pagar o empréstimo assim que obtivesse lucro novamente. "Isso pode levar alguns anos. Ninguém sabe com antecedência", disse.

EUA têm 1.622.114 casos e 97.049 mortes pelo coronavírus, diz CDC

(Reuters) - O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) reportou neste domingo 1.622.114 casos do novo coronavírus, um aumento de 26.229 casos em relação à contagem anterior, enquanto o número de mortes teve uma alta de 1.047, para 97.049 óbitos.

As informações divulgadas pelo CDC quanto à contagem de casos da Covid-19 têm como base dados levantados até o fim da tarde do dia anterior.

Os números do CDC não refletem necessariamente casos relatados por Estados individualmente.

Premiê britânico planeja retorno de alguns alunos à escola primária em 1º de junho

LONDRES (Reuters) - Alguns alunos britânicos voltarão à escola primária em 1º de junho, no momento em que o governo busca afrouxar as medidas de isolamento impostas para impedir a propagação do coronavírus, disse o primeiro-ministro, Boris Johnson, neste domingo.

"Então dissemos que começaríamos (com) os primeiros anos, do primeiro ano e do sexto ano ... e hoje anuncio que é nossa intenção prosseguir com o planejado em 1º de junho", afirmou Johnson em entrevista coletiva.

Israel limita vigilância de celulares sobre coronavírus a "casos especiais"

JERUSALÉM (Reuters) - O gabinete israelense limitou no domingo o envolvimento do serviço de segurança Shin Bet no rastreamento de celulares de pessoas infectadas pelo coronavírus, dizendo que a medida será o último recurso onde a investigação epidemiológica se mostra insuficiente.

Contornando o Parlamento em março, quando o coronavírus se espalhou, o gabinete aprovou regulamentos de emergência que permitiam o uso da tecnologia, geralmente implantada para o combate ao terrorismo. Grupos de vigilância de privacidade contestaram a prática em tribunal.

Com o argumento de que as taxas de contágio em Israel estão em declínio, o gabinete alterou os regulamentos para que o rastreamento de telefone seja garantido "apenas em casos específicos e especiais, onde a localização ... não pode ser concluída com investigação epidemiológica usando outros métodos".

Mas, segundo um comunicado do gabinete, o escopo reduzido de envolvimento do Shin Bet pode ser revisto se houver temor de um aumento do coronavírus.

Israel - com uma população de 9 milhões - registrou 16.712 casos de coronavírus e 279 mortes. Escolas e empresas estão reabrindo em meio a um otimismo cauteloso em relação às políticas de saúde.

(Por Dan Williams)

Público retorna à Praça de São Pedro e papa pede defesa do meio ambiente

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O público voltou à Praça de São Pedro neste domingo para receber a bênção do papa Francisco pela primeira vez em quase três meses, e o papa convocou um ano de reflexão sobre o meio ambiente.

Apenas algumas dezenas de pessoas foram à praça, que foi reaberta na segunda-feira junto com a Basílica de São Pedro após isolamento imposto por causa do coronavírus. Os fiéis respeitaram as regras de distanciamento social e a maioria usava máscaras.

Francisco apresentou a mensagem via internet de sua biblioteca, enquanto o público que estava na praça assistia em telas grandes, e depois ele foi à janela para a bênção silenciosa. Nos últimos três meses, o papa abençoou uma praça vazia.

Domingo foi o quinto aniversário de sua encíclica "Laudato Si" sobre os cuidados com o meio ambiente, na qual o papa pediu a redução de combustíveis fósseis e apoiou o consenso científico majoritário de que a atividade humana é parcialmente responsável pelo aquecimento global.

Francisco instou os católicos a refletirem sobre o meio ambiente pelos próximos doze meses, como eles podem protegê-lo melhor e como ajudar os mais vulneráveis ​​diante dos efeitos das mudanças climáticas.

Ele também enviou saudações especiais aos católicos na China continental no dia em que comemoram um dia de festa religiosa nacional.

Os católicos na China estão emergindo de mais de meio século de cisão que os deixou divididos entre uma Igreja "oficial" apoiada pelo Estado e uma Igreja "não oficial" leal a Roma.

Em 2018, a Santa Sé e Pequim assinaram um pacto histórico sobre a nomeação de bispos, o que significa que todos os bispos reconheceram a autoridade do papa.

Mas houve contratempos. Em junho, o Vaticano pediu a Pequim que parasse de intimidar o clero que se recusa a assinar um registro oficial do governo.

O acordo, que deve ser renovado em setembro, dividiu católicos na China e em todo o mundo, com alguns críticos dizendo que o papa cedeu ao governo comunista.

Primeiros sinais de eficácia de potencial vacina contra Covid-19 podem vir apenas no segundo semestre

ZURIQUE (Reuters) - As primeiras indicações da eficácia de uma potencial vacina contra o coronavírus podem estar disponíveis no outono (no hemisfério norte), disse o chefe da aliança de vacinas GAVI a um jornal suíço, prevendo um longo caminho para uma ampla disponibilidade.

"Infelizmente, realmente não sabemos qual vacina funcionará e se haverá alguma. Se tivermos sorte, receberemos indicações no outono sobre a eficácia (de uma potencial vacina)", disse o chefe da GAVI, Seth Berkley, ao NZZ am Sonntag em uma entrevista publicada no domingo.

"Mas ainda haverá um longo caminho até que uma substância ativa aprovada se torne disponível em grandes quantidades para a população global."

O outono no hemisfério norte terá início em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro.

Pedindo esforços coordenados globalmente para produzir e compartilhar uma eventual vacina, Berkley disse que é necessário um acordo internacional para aumentar a capacidade de fabricação para produzir rapidamente uma vacina assim que for encontrada.

"Os países devem trabalhar juntos para compartilhar as vacinas uns dos outros, caso as suas não sejam boas", disse ele, acrescentando que é possível que algumas vacinas funcionem melhor para pessoas mais jovens e outras para grupos etários mais velhos.

Ele instou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a emitir diretrizes claras sobre o uso e a distribuição de uma vacina para impedir que uma vacina seja disponibilizada primeiro aos ricos, às custas das pessoas mais necessitadas.

Se uma vacina eficaz se tornar disponível em um suprimento inicialmente limitado, ela deve ser usada primeiro para imunizar o pessoal de saúde, disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário