"Encobrimento" do coronavírus é a Chernobyl da China, diz conselheiro da Casa Branca

Publicado em 24/05/2020 16:27 e atualizado em 24/05/2020 19:56

WASHINGTON (Reuters) - Um importante funcionário da Casa Branca comparou neste domingo o tratamento dedicado pela China à pandemia do novo coronavírus ao encobrimento da União Soviética do colapso na usina nuclear de Chernobyl em 1986.

O conselheiro de segurança nacional, Robert O'Brien, disse que Pequim sabia o que estava acontecendo com o vírus, que se originou em Wuhan, a partir de novembro, mas mentiu para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e impediu que especialistas externos acessassem informações.

"Eles lançaram um vírus no mundo que destruiu trilhões de dólares em riqueza econômica americana que estamos tendo que gastar para manter nossa economia viva, para manter os americanos à tona durante esse vírus", disse O'Brien no programa 'Meet the Press' da NBC.

"O encobrimento que eles fizeram do vírus entrará na história, junto com Chernobyl. Veremos um especial da HBO sobre isso daqui a dez ou 15 anos", acrescentou, referindo-se a uma minissérie da televisão.

O desastre na usina nuclear de Chernobyl, na antiga república soviética da Ucrânia, liberou material nuclear radioativo que matou dezenas de pessoas em semanas e obrigou dezenas de milhares a fugir. Moscou demorou a revelar a extensão do que é considerado o pior acidente nuclear da história.

O presidente dos EUA, Donald Trump, reclama regularmente sobre o tratamento da China à pandemia do coronavírus.

A China negou as acusações, e seu principal diplomata no domingo acusou os Estados Unidos de espalharem mentiras e atacarem o país.

Acusar China de usar COVID-19 para expandir presença no Mar do Sul da China é "absurdo", diz chanceler

Beijing, 24 mai (Xinhua) -- É totalmente absurdo afirmar que a China está usando a COVID-19 para expandir sua presença no Mar do Sul da China, disse no domingo o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Wang fez as observações em uma coletiva de imprensa à margem da sessão legislativa nacional anual.

"Vírus político" que ataca e difama China se dissemina nos EUA, diz chanceler chinês

Beijing, 24 mai (Xinhua) -- Um "vírus político" que não perde nenhuma chance de atacar e difamar a China está se disseminando nos Estados Unidos, disse neste domingo o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Wang fez os comentários em uma coletiva de imprensa à margem da sessão anual da legislatura nacional.

Alguns políticos ignoraram os fatos básicos e inventaram inúmeras mentiras e teorias conspiratórias em relação à China. Essas mentiras foram recentemente compiladas em uma lista e colocadas na internet, acrescentou Wang.

"Quanto mais longa a lista, mais ela diz sobre quão baixos os instigadores de boatos querem ir e mais manchas eles vão deixar na história", disse Wang.

China exorta EUA a abandonarem ilusões e cálculos políticos na questão de Taiwan, diz chanceler

Beijing, 24 mai (Xinhua) -- A China exorta os Estados Unidos a abandonarem suas ilusões e cálculos políticos e a não tentarem desafiar a linha vermelha da China na questão de Taiwan, afirmou neste domingo o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Xinhua

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário