Perspectiva de uso de quarentena em SP reforçada com ações voltadas ao consumo interno

Publicado em 27/05/2020 15:56

LOGO REUTERS

Ações de setores vinculados ao consumo interno diferenciado na quarta-feira, tendo um fundo de perspectiva mais positivo para retomada das economias, incluindo o plano de reabertura de atividades no Estado de São Paulo, economicamente o mais relevante do país.

Por volta das 15h40, os papéis da Usiminas, que tem entre seus principais clientes como montadoras de veículos, que concentram suas fábricas na Grande São Paulo, com 13,5% a 5,56 reais. Gerdau PN e CSN avançaram 9,8% e 9,6%, respectivamente. O Ibovespa subia 2,4%.

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira um plano de reajuste de regras para evitar a disseminação de coronavírus, que ocorreram na cidade de São Paulo, permitir o funcionamento com restrições de comércio, shopping centers, concessionárias de veículos, entre outros.

Na visão do gestor Ricardo Campos, sócio da Reach Capital, faz sentido São Paulo ter um pouco de restrições, uma vez que uma curva de casos no Estado parece chegar a um ponto de desaceleração. Mas o ânimo no mercado brasileiro, adicionado, também reflete uma melhora na confiança dos investidores no mundo em relação à evolução da pandemia.

"O ponto é que todas as economias do mundo, especialmente a China e até os EUA, devem usar a infraestrutura para acelerar o emprego e o PIB", afirmou. O setor de construção, grande consumidor de partes longas, sofreu menos com pandemia no Brasil em relação a indústrias como veículos e aviação.

Além das siderúrgicas, que fez grandes cortes de produção desde o início da pandemia no país por causa de uma demanda por aço, também o setor de varejo refletiu uma flexibilização no isolamento. O Magazine Luiza e a Via Varejo apresentaram altas de 4,45% e 4,6%, respectivamente, e Lojas Americanas abaixo de 6%. B2W, focada em comércio eletrônico, caia 2%.

Uma locadora de veículos Localiza, que teve lojas fechadas em todo o país, e o grupo de cosméticos Natura & Co, que tem lojas em um importante canal de vendas, também avançou 7% e 9%, respectivamente, pegando carona na perspectiva de melhorar o consumo .

No caso de Magazine Luiza e Via Varejo, adicionados Campos, como ações podem continuar subindo com o aumento do consumo on-line, tendência que já existe e acelera muito neste momento.

"Teoricamente, quando tudo para abrir e como pessoas voltarem a comprar nas lojas físicas, a primeira percepção pode ser reduzida nas compras online. Mas uma vez que o consumidor aprendeu a usar essa ferramenta, tende a continuar."

Em casos de shopping centers, submarinos abaixo de 2% e Multiplan avançam 3,6%, enquanto o Iguatemi teve valorização de 4%, tendo ainda nenhum radar ou resultado no primeiro trimestre. Alguns grupos já reabriram empreendimentos em outros Estados, com restrições de horários entre outras medidas para evitar o contágio de novos coronavírus.

Papéis de construção e incorporadoras também reagem aos primeiros sinais de um bloqueio das restrições de circulação em São Paulo, com o índice do setor imobiliário avançando 3,56%. A Cyrela foi um dos destaques positivos do Ibovespa, com um salto de 6,8%. Fora dele, a Tecnisa disparava 7,2%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário