EUA enviam 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil

Publicado em 31/05/2020 19:18

A Casa Branca anunciou neste domingo que os Estados Unidos enviaram dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil.

A informação já havia sido antecipada por Jair Bolsonaro na semana passada.

A hidroxicloroquina “será usada como profilática para proteger enfermeiros, médicos e profissionais de saúde no Brasil. Também será usada como terapêutica para tratar os brasileiros infectados”, diz comunicado da Casa Branca.

Reuters: EUA enviam ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos forneceram ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina para uso contra o coronavírus, informaram os dois governos neste domingo, apesar dos alertas médicos sobre os riscos associados ao medicamento contra a malária.

A Casa Branca divulgou um comunicado conjunto sobre o medicamento, cujo uso tem sido defendido tanto pelo presidente Jair Bolsonaro quanto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, poucos dias depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspender os testes do medicamento em pacientes de Covid-19 por preocupações com a segurança.

O próprio Trump disse em meados de maio que estava tomando hidroxicloroquina como medida de prevenção contra o coronavírus.

Já Bolsonaro disse ter uma "caixinha" do remédio guardada caso sua mãe de 93 anos necessite.

"O povo brasileiro e o povo norte-americano solidarizam-se na luta contra o coronavírus", disse o comunicado. "Anunciamos que o governo dos EUA entregou dois milhões de doses de hidroxicloroquina (HCQ) para a população do Brasil. Os Estados Unidos também enviarão em breve 1000 ventiladores para o Brasil."

"A HCQ será usada como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus. Ela também será utilizada no tratamento de brasileiros infectados", completou a nota.

Os dois países também realizarão um esforço de pesquisa conjunto que incluirá "testes clínicos controlados randomizados", de acordo com o comunicado.

EUA reforçam laços com Brasil e entregam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina

LOGO estadao

O governo americano anunciou neste domingo (31) que entregou ao Brasil uma remessa de dois milhões de doses da hidroxicloroquina, confirmando o que disse na última quarta-feira, 27, o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que o presidente americano, Donald Trump, estava "mandando para nós dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina". Além dos remédios, que devem ser usados no tratamento da covid-19, a Casa Branca prometeu enviar ao Brasil mais mil unidades de respiradores.

"Os povos americano e brasileiro permanecem em solidariedade na luta contra o coronavírus. Hoje, como demonstração dessa solidariedade, estamos anunciando que o governo dos Estados Unidos entregou duas milhões de doses da hidroxicloroquina para o povo do Brasil. Os Estados Unidos também enviarão em breve 1 000 respiradores para o Brasil", diz a nota publicada no site da Casa Branca.

A nota também diz que Brasil e EUA estão colaborando entre si em esforços de pesquisas clínicas para o combate ao novo coronavírus. O texto fala em "estreita coordenação" entre os países, inclusive com o objetivo de chegar a uma vacina capaz de conter a disseminação do vírus causador da covid-19. "Com o presidente Donald J. Trump e o presidente Jair Bolsonaro tendo se falado duas vezes desde março, os dois países estão bem posicionados para continuar seus trabalhos conjuntos em relação à pandemia do coronavírus, além de outros assuntos de importância estratégica", encerra a nota.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário