ANP: Consumo de combustíveis leves cai 30% em abril

Publicado em 03/06/2020 15:35

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam houve uma retração de 30,2% no consumo de combustíveis, em gasolina equivalente, pela frota de veículos leves no mês de abril quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O volume registrado de 3,12 bilhões de litros representa o menor valor mensal desde fevereiro de 2010.

No acumulado de janeiro a abril, o consumo de combustíveis no mercado nacional atingiu 15,66 bilhões de litros, em gasolina equivalente, o que representa uma queda de 10,0% na comparação com o mesmo período de 2019.
Por conta dos impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, tanto o consumo de etanol hidratado como o de gasolina apresentaram forte retração em abril, -33,6% e -28,8%, respectivamente. Com isso, o volume consumido do biocombustível somou apenas 1,2 bilhão de litros e 2,27 bilhões de litros referente ao fóssil.

Na avaliação por Estado, com exceção de Santa Catarina, que apresentou crescimento de 20% no consumo de hidratado, todas as demais unidades federativas registraram sensíveis quedas no volume demandado de biocombustível. Os dados indicam que nos principais Estados consumidores do renovável, a retração na demanda ficou em 31,1%, variando de 23,2% no Mato Grosso até 34,8% no Paraná. Com relação ao consumo de gasolina C, a retração variou de 8,4% no Mato Grosso até 38,4% no Amazonas.  (Veja aqui tabela)

“Os dados da ANP estão alinhados com as vendas de etanol informadas pelas unidades produtoras e reportadas pela UNICA”, avalia Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da instituição. No mês de abril, as empresas da região Centro-Sul comercializaram com as distribuidoras 1,1 bilhão de litros de etanol hidratado combustível, queda de 37,8% no volume em comparação com abril de 2019.

“A comprovação da forte retração na demanda sentida pelas unidades produtoras evidencia a necessidade de soluções estruturadas para o enfrentamento da crise. A criação de uma linha de financiamento usando os estoques como garantia é uma solução de mercado que pode evitar o agravamento da situação financeira do setor”, complementa Padua.  

No acumulado de 2020, os dados da ANP ainda mostram que o volume do renovável comercializado totaliza 6,35 bilhões de litros, 11,3% inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

Apesar da significativa retração no consumo, a elevada competitividade do etanol no mercado doméstico frente a gasolina possibilitou a manutenção da participação na matriz de combustíveis do ciclo Otto. Em abril, o índice que mensura os volumes de hidratado e anidro consumidos pela frota de veículos de passeio e carga leve atingiu 46,8%.
Informações da ANP e compiladas pela UNICA mostram que na última semana (entre 24 a 30 de maio) 188 municípios apresentaram preços relativos a etanol versus gasolina inferiores a paridade técnica de 70%.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ANP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário