Exportação de soja do Brasil deve fechar semestre com alta de 34%, prevê Anec

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil deverá terminar o primeiro semestre com exportações de 60,5 milhões de toneladas de soja, considerando os embarques de 10,8 milhões de toneladas projetados para junho, apontou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) em relatório nesta quarta-feira.
O volume esperado para o semestre representaria um aumento de 34% na comparação com o total embarcado no mesmo período de 2019, de acordo com dados computados pela Anec.
Os embarques de soja, o principal produto de exportação do país, estão sendo beneficiados por uma grande demanda da China, além de um câmbio que torna o produto brasileiro mais competitivo.
Além disso, conforme comentou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na véspera, embarques têm sido recordes nos primeiros meses do ano devido a antecipações em razão de incertezas relacionadas aos impactos da Covid-19 na comercialização e logística de movimentação da produção agropecuária.
A Anec ainda observou que as operações logísticas e os embarques para exportação seguem normalmente em todo o país, ainda que a pandemia tenha exigido mudanças em muitos protocolos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde