Manifestantes dos EUA derrubam estátua de Colombo e a atiram em lago
(Reuters) - Manifestantes antirracismo do Estado norte-americano da Virgínia derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo no Parque Byrd, de Richmond, na noite de terça-feira, depois a envolveram em uma bandeira em chamas e a lançaram em um lago, mostraram imagens do incidente publicadas em redes sociais.
Uma onda de manifestações varreu os Estados Unidos e a Europa após a morte de George Floyd, um negro de 46 anos que morreu no dia 25 de maio depois que um policial branco o sufocou pressionando seu pescoço com um joelho durante quase nove minutos em uma rua da cidade de Mineápolis.
Parte dos atos tem se concentrado em monumentos que glorificam o passado imperialista dos países, o que algumas pessoas consideram ofensivo nas sociedades multiétnicas atuais. Manifestantes derrubaram estátuas de figuras ligadas ao império e ao comércio de escravos.
Colombo nasceu em Gênova, na Itália, em 1451, e suas viagens através do Atlântico abriram caminho para a colonização europeia das Américas. Ele chegou às Américas no dia 12 de outubro de 1492, uma data que os EUA comemoram como o Dia de Colombo, um feriado nacional.
-
Estátua de Cristóvão Colombo derrubada por manifestantes e jogada em lago em Richmond, no EUA 09/02/2020 Instagram/@Videoguns/via REUTERS
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde