BC anuncia novo pacote de medidas para incentivar o crédito, com foco em direcionamento

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta terça-feira o programa Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE), por meio do qual o governo vai na prática reduzir a exigência de provisões dos bancos para passivos contingentes, desde que as instituições direcionem os recursos que serão liberados com esse benefício a empréstimos a micro, pequenas e médias empresas.
Segundo o BC, o potencial de concessão em novos empréstimos com o CGPE é de 127 bilhões de reais, conforme apresentação do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto. A linha terá prazo mínimo de três anos e carência de seis meses e as contratações poderão ser feitas até 31 de dezembro deste ano.
As instituições financeiras deverão direcionar pelo menos 50% do capital liberado a empréstimos para empresas com faturamento de até 100 milhões de reais. Até 20% deve ser direcionado a empresas com faturamento entre 100 milhões e 300 milhões de reais, e até 30% para programas com risco compartilhado com o governo, como o novo Pronampe.
Em outra iniciativa para estimular o crédito, o BC anunciou a possibilidade de uso de imóvel como garantia de mais de um empréstimo, com potencial de liberação de 60 bilhões de reais em crédito.
Segundo o documento, em caso de inadimplência em uma das operações garantidas, as demais vencem antecipadamente.
O BC também anunciou a redução temporária de capital das instituições financeiras de menor porte (S5), incluindo cooperativas. A medida tem o potencial de liberação de 1,3 bilhão em exigibilidade de capital, o que pode gerar 16,5 bilhões de reais em crédito, segundo o BC.
(Por Marcela Ayres)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde