Índices acionários europeus recuam com temores sobre vírus e tarifas

As ações europeias caíram para uma mínima em uma semana nesta quarta-feira, com um aumento nos casos de coronavírus e as notícias de que os Estados Unidos estão considerando tarifas sobre produtos europeus frustrando as esperanças dos investidores de uma rápida recuperação econômica.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 2,8%, a 1.394 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 recuou 2,8%, registrando sua segunda pior queda este mês.
Setores cíclicos economicamente sensíveis, como o de viagens e lazer, montadoras, petróleo e gás e bancos, apresentaram declínios, caindo entre 3,7% e 4,7%.
Muitos Estados norte-americanos registraram aumentos diários recordes de infecções por Covid-19 em meio à flexibilização dos lockdowns, enquanto uma notícia de que os países da União Europeia estão preparados para impedir a entrada de norte-americanos levantou preocupações sobre novas restrições.
Agravando os temores, os Estados Unidos podem modificar impostos sobre uma variedade de produtos da UE e estão considerando tarifas sobre outros produtos do Reino Unido, França, Espanha e Alemanha, que têm um valor total aproximado de 3,1 bilhões de dólares, de acordo com o Escritório do Representante de Comércio dos EUA.
"Em um momento particularmente difícil para os mercados, esse colapso nas relações fornece outra razão para os operadores serem cautelosos com o próximo período", disse Joshua Mahony, analista de mercado sênior do IG.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 3,11%, a 6.123 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 3,43%, a 12.093 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,92%, a 4.871 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 3,27%, a 7.195 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,75%, a 4.371 pontos.
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB