Governo autoriza uso emergencial de produtos contra praga de gafanhotos

Publicado em 30/06/2020 10:53

LOGO REUTERS

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura concedeu autorizações emergenciais e temporárias para uso de alguns inseticidas biológicos contra pragas de gafanhotos, em medida que ocorre em momento em que o governo brasileiro monitora uma nuvem formada pelos insetos que tem avançado em território argentino.

Em portaria no Diário Oficial da União desta terça-feira, o ministério ainda estabeleceu diretrizes para a elaboração de planos de supressão da praga de gafanhotos, que deverão ser estabelecidos por órgãos estaduais a partir de diretrizes federais.

As medidas vêm após o ministério ter declarado na semana passada estado de emergência fitossanitária para áreas de produção agrícola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido aos riscos relacionados à nuvem de insetos.

Apesar do estado emergencial, o ministério disse na última quinta-feira que avaliava no momento como pouco provável que os gafanhotos avançassem para território brasileiro.

Na portaria publicada nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura autorizou a inclusão da espécie de gafanhoto "Schistocerca cancellata" nas recomendações para uso de inseticidas biológicos à base de "Beauveria bassiana" e "Metarhizium anisopliae".

As autorizações estão limitadas a casos de ocorrência comprovada de surto da praga de gafanhotos em sua fase gregária, com aplicação terrestre por meio de tratores e aérea.

Culturas incluindo milho, soja, café e algodão estão entre as que poderão utilizar esses produtos.

As autorizações para uso dos produtos permanecerão vigentes enquanto perdurar a situação de emergência fitossanitária, ainda de acordo com o texto das medidas, assinado pela ministra Tereza Cristina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário