Ibovespa segue melhora em Wall St e caminha para melhor desempenho trimestral desde 2003

Publicado em 30/06/2020 12:36

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa passava a trabalhar no azul nesta terça-feira, acompanhando a melhora em Wall Street, caminhando para mais um mês de performance positiva e para o melhor desempenho trimestral desde 2003, embora em um ambiente ainda volátil em razão da pandemia do novo coronavírus.

Às 12:14, o Ibovespa subia 0,33%, a 96.053,97 pontos. Na mínima, mais cedo, recuou a 94.806,47 pontos. O volume financeiro era de cerca de 9 bilhões de reais.

No exterior, as bolsas na Ásia fecharam em alta com dados melhores sobre a atividade chinesa, mas a aprovação pelo parlamento chinês da lei de segurança nacional para Hong Kong abriu espaço para receios sobre aumento da tensão EUA-China, assim como o aumento de casos de Covid-19 continua preocupando.

Wall Street, contudo, mostrava o S&P 500 em alta, com dados econômicos melhores, sendo o mais recente a confiança do consumidor dos Estados Unidos apurada pelo Conference Board, que aumentou mais do que o esperado em junho, fortalecendo a visão positiva para a retomada da atividade.

"Os mercados já estão precificando uma recuperação em forma de V", observou Milan Cutkovic, analista de mercado na AxiCorp, ponderando que é alto o potencial de decepção se a recuperação parar e que investidores devem esperar mais volatilidade no curto prazo.

No Brasil, em uma forte recuperação após o tombo no começo do ano, quando prevaleceu a aversão a risco por causa da pandemia do Covid-19, o Ibovespa acumula alta de cerca de 30% no trimestre, em movimento que teve como principais catalisadores a ampla liquidez global e a queda dos juros no país.

DESTAQUES

- IRB BRASIL RE oscilava ao redor da estabilidade, em sessão volátil, na qual já variou de 11,77 a 13,04 reais, após reportar resultado do primeiro trimestre e republicar balanço de 2019 com forte piora devido a correções referentes a sinistros. A resseguradora ainda contratou bancos para captar recursos que vão reforçar o capital. IRB responde pela maior queda do Ibovespa em 2020.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON recuavam 0,6% e 0,9%, respectivamente, na esteira do declínio do petróleo no mercado externo, mas afastando-se das mínimas. A companhia prorrogou teletrabalho até fim do ano e disse ver retomada gradual em algumas áreas. No radar do setor, a Royal Dutch Shell disse que fará uma baixa contábil de ativos no valor de até 22 bilhões de dólares após impactos do Covid-19.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 1,1% e BRADESCO PN perdia 1,21%, freando uma melhora mais firme do Ibovespa. No setor, BTG PACTUAL UNIT recuava 1,25%, um dia após precificar a 74,40 reais por unit oferta primária com esforços restritos, movimentando 2,65 bilhões de reais, que devem ser, em parte, destinados a acelerar o crescimento da área de varejo digital.

- VALE ON tinha acréscimo de 0,6%, apesar da queda dos futuros do minério de ferro na China. Analistas do BTG Pactual afirmaram que saíram "encorajados" de conversa com executivos da mineradora e acrescentaram que consideraram bastante construtivas as mensagens da companhia em várias frentes, incluindo retomada de dividendos, que eles esperam para o terceiro trimestre de 2020.

- MAGAZINE LUIZA ON valorizava-se 2,5%, replicando a fotografia do desempenho do trimestre, que tem as ações de comércio eletrônico entre as maiores altas do Ibovespa. VIA VAREJO ON subia 2% e B2W tinha variação negativa de 0,1%. De abril a junho, Via Varejo lidera os ganhos, seguida por B2W e Magazine Luiza.

- CIA HERING ON mostrava elevação de 4,7%, mas ainda assim caminhava para uma das piores performances do Ibovespa no terceiro trimestre, com o fechamento de lojas diante da pandemia de Covid-19, menor confiança do consumidor e maior desemprego minando perspectivas de uma recuperação da varejista de vestuário. No segmento, LOJAS RENNER ON subia 2,2%.

- XP INC., que negocia em Nova York, tinha queda de 0,15%. A maior companhia independente de assessoria de investimentos da América Latina anunciou na segunda-feira uma oferta secundária de 19,5 milhões de ações e estimou que o lucro líquido do segundo trimestre pode alcançar até 520 milhões de reais, mais que o dobro do obtido um ano antes. Até o momento, o papel sobe cerca de 125% no trimestre.

(Edição de José de Castro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário