Após cair quase 2%, dólar fecha perto da estabilidade com incertezas sobre Covid-19

Publicado em 09/07/2020 18:09

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou perto da estabilidade ante o real nesta quinta-feira, depois de chegar a cair perto de 2% e ao fim de mais uma sessão de muita instabilidade por causa de renovados temores de que potenciais novos bloqueios por causa do Covid-19 possam prejudicar a ainda incipiente recuperação econômica.

O dólar à vista teve variação negativa de 0,07%, a 5,3436 reais na venda. Na B3, o dólar futuro rondava estabilidade, a 5,3430 reais, às 17h12.

No exterior, o índice do dólar contra uma cesta de moedas de países desenvolvidos abandonou queda de mais cedo e subia 0,31% no fim da tarde.

A recuperação da moeda foi acompanhada de piora em ativos de risco no mundo. Na Bolsa de Nova York, o índice S&P 500 cedeu 0,6%, segundo dados preliminares, após operar em alta mais cedo na sessão. E o Ibovespa, que nesta quinta chegou a superar a marca de 100 mil pontos pela primeira vez desde março, não sustentou os ganhos e terminou abaixo desse patamar.

A pandemia segue como ponto de preocupação entre investidores. Os Estados Unidos registraram mais de 60 mil novas infecções por Covid-19 na quarta-feira, novo recorde global diário.

"O mercado continua 'olhando por cima' destas questões, enquanto não há um aumento expressivo de internações e fatalidades. O efeito econômico, de qualquer forma, deve ser negativo para a recuperação global, mesmo que não vejamos novas quarentenas e/ou 'lockdowns'", disse Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos.

O Bradesco avaliou que a incerteza deixou os mercados sem direção única nesta sessão.

"Se por um lado o resultado da inflação chinesa indica que recuperação da economia chinesa segue em curso, por outro o aumento significativo do número de casos de Covid-19 nos EUA mantém as preocupações dos investidores com uma possível frustração com o ritmo de retomada da economia norte-americana."

No câmbio doméstico, a volatilidade seguiu dando a tônica.

O dólar abriu em queda e posteriormente zerou o movimento, mas voltou a cair e renovou mínimas de olho no ambiente externo até então positivo. A cotação chegou a perder perto de 2%, antes de devolver boa parte desse movimento.

Na mínima, a divisa desceu a 5,2460 reais (queda de 1,89%) e, na máxima, subiu 0,60%, para 5,3795 reais.

Em entrevista à Reuters, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a autarquia vê com preocupação o fato de a volatilidade do real estar sempre acima das demais moedas, mas que ainda estuda as causas por trás desse fenômeno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário