IGP-M desacelera alta a 1,18% na 1ª prévia de junho com pressão menor no atacado

Publicado em 10/07/2020 08:48

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O avanço dos preços no atacado teve alívio e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 1,18% na primeira prévia de julho, contra 1,36% no mesmo período do mês anterior, apesar da retomada da inflação ao consumidor.

Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do IGP-M, subiu 1,56% no período, de alta de 2,06% na primeira prévia de junho.

"A descompressão registrada no IPA foi influenciada por produtos industriais (2,33% para 1,62%). Uma das contribuições partiu da gasolina, cujos preços avançaram menos que na prévia de junho, passando a variação de 30,29% para 11,79%, destacou em nota o coordenador da FGV André Braz.

Para o consumidor os preços voltaram a subir, já que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,47% na primeira prévia de julho, depois de cair 0,26% no mês anterior.

O destaque foi a alta de 1,65% do grupo Transportes após recuo de 0,90% no período anterior, sob influência da gasolina, cuja taxa passou de -3,14% para 5,07%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou a alta a 0,19% na primeira leitura de julho, de 0,27% em junho.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário