Dados econômicos ajudam mercado acionário europeu a subir e interromper 3 dias de perdas

Por Sruthi Shankar e Susan Mathew
(Reuters) - Os índices acionários europeus avançaram nesta sexta-feira após dados positivos da indústria da Itália e da França levantarem esperanças de uma recuperação econômica, embora os ganhos tenham sido limitados pelo aumento de casos de coronavírus em todo o mundo.
Interrompendo três dias de perdas, o índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,9%, com as ações italianas saltando 1,3%.
As ações de Milão foram sustentadas pela alta de 42,1% na produção industrial italiana em maio sobre o mês anterior, quase o dobro do que os economistas previam.
"A última série de dados é um pouco confortante", disse Paolo Pizzoli, economista sênior do ING.
"Tanto os dados de produção quanto vendas no varejo de maio mostraram que a reabertura após as severas restrições foi rápida. Isso deve, em princípio, reduzir o risco de uma contração extrema do PIB no segundo trimestre."
O índice francês CAC 40 subiu pela primeira vez em quatro sessões depois que a produção nas fábricas, minas e usinas de tratamento de água da França saltou 19,6% em maio, taxa sem precedentes.
O STOXX 600 ganhou apenas 0,4% esta semana pressionado por temores de mais fechamentos de empresas, particularmente nos EUA, onde mais de 60 mil novos casos de infecções pelo coronavírus foram informados na quinta-feira.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,76%, a 6.095 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,15%, a 12.633 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,01%, a 4.970 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,34%, a 19.767 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,16%, a 7.321 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,77%, a 4.464 pontos.
0 comentário
Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX