Gilmar Mendes ultrapassou limite da crítica, diz Mourão

Publicado em 13/07/2020 17:31

LOGO REUTERS

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes "ultrapassou o limite da crítica" ao dizer que o Exército estava se associando a um genocídio na atuação do governo federal na epidemia de Covid-19.

"O ministro Gilmar Mendes não foi feliz, né. Aí eu vou usar como eu usei aí outro dia, uma linguagem do jogo de pólo. Ele cruzou a linha da bola ao querer comparar com genocídio o fato das mortes ocorridas aqui no Brasil, a pandemia, e atribuir essa culpa ao Exército porque tem um oficial general como ministro interino da Saúde", disse o vice-presidente em uma live do fundo Genial Investimentos.

"Forçou uma barra aí e agora está criando um incidente com o Ministério da Defesa", acrescentou.

Mais cedo, em nota assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes das três forças, o ministério informou que irá acionar a Procuradoria-Geral da República para abrir uma representação contra Gilmar, e classificou a fala do ministro do STF de "leviana".

"Acho que a crítica vai ocorrer, tem que ocorrer, ela é válida, mas o ministro ultrapassou o limite da crítica", disse Mourão.

No domingo, em uma live para tratar da resposta à epidemia organizada pela revista IstoÉ, Gilmar Mendes afirmou que era "preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável."

O vice-presidente comentou ainda o distensionamento que vem ocorrendo nas últimas semanas entre o Executivo e o Judiciário. Mourão reconheceu que houve um período "conturbado", mas afirmou que o presidente Jair Bolsonaro escalou seus ministros da área jurídica para "construir pontes" com o STF, e a situação melhorou.

Da mesma forma, disse, o presidente entendeu que precisa ter uma base no Congresso. "Então a aproximação com partidos de centro eu considero sadia e correta. A partir disso foi se melhorando esse relacionamento, que tinha se deteriorado", afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Jerson Carvalho Pinto Cuiabá - MT

    Faço valer as palavras do velho ditado: Quem fala demais, dá bom dia a cavalo...

    2
    • Rafael Mendes Araguari - MG

      Esse Gilmar Mendes é uma pessoa da pior estirpe que pode existir!!!

      Os brasileiros nao aguentam mais ver uma pessoa com tantos desabonos no supremo tribunal Federal!!

      Passou da hora de caçar esse título q nunca deveria ter sido dele!!

      Ele é exemplo de como não se deve ser!!

      3
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Verdade, Rafael. A unica autoridade que pode acabar com os ministros do STF se chama Senado Federal Brasileiro..., são os Senadores que podem acabar com com o mandato de ministros. Mas aí eu pergunto: cadê os Senadores para fazer isso? Aliás, cadê o povo para cobrar isso dos Senadores? Vejo quase todos atirando pedra na instituição STF, mas vejo poucos cobrando atitudes dos Senadores.

      1
    • Jerson Carvalho Pinto Cuiabá - MT

      Concordo, Gilberto. Mas são todos da mesma quadrilha, então o corporativismo é muito forte. Tem outra coisa, o eleitor brasileiro criou uma aura em torno dos Deputados e Senadores, incentivados pelos próprios, de que são inimputáveis e isentos de erros e outras deficiências que acomete os comuns dos mortais, ou seja eleitores. Governante aqui neste país é "seu doutor", não é um empregado público pago com nossos impostos.

      0