UE conversa com diversas empresas para obter possíveis vacinas contra Covid-19, dizem fontes

Publicado em 17/07/2020 12:22

LOGO REUTERS

Por Francesco Guarascio

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia está negociando acordos de compra antecipada de possíveis vacinas contra Covid-19 com as farmacêuticas Moderna, Sanofi e Johnson & Johnson e com as empresas de biotecnologia BioNtech e CureVac, disseram duas fontes do bloco à Reuters.

As conversas ocorrem após um acordo fechado por quatro países da UE com a AstraZeneca em junho para a compra antecipada de 400 milhões de doses de sua potencial vacina contra Covid-19, em princípio disponíveis para todas as 27 nações do bloco.

A informação sobre as conversas em andamento foi compartilhada pela Comissão Europeia, o Executivo da UE, com ministros da Saúde dos países do bloco em uma reunião realizada em Berlim na quinta-feira, disseram as fontes.

As conversas múltiplas confirmam a postura mais afirmativa do bloco na aquisição de vacinas e remédios potenciais contra Covid-19 na esteira da movimentação dos Estados Unidos para garantir tratamentos e vacinas promissores.

"Estamos conversando com várias empresas sobre possíveis vacinas contra Covid-19", disse o porta-voz da Comissão Europeia nesta sexta-feira, mas sem mencionar companhias específicas, já que as negociações são confidenciais.

Mais de 150 candidatas a vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para tentar deter a pandemia. Das 23 em testes clínicos em humanos, ao menos três estão na Fase 3 final, entre elas duas candidatas das chinesas Sinopharm e SinoVac Biotech e uma da AstraZeneca com a Universidade de Oxford.

As potenciais vacinas da SinoVac e da AstraZeneca estão sendo testadas em voluntários no Brasil e já existem acordos para que elas sejam produzidas no país caso tenham a eficácia comprovada nos ensaios clínicos.

As tratativas mais avançadas da UE parecem ser aquelas com a Johnson & Johnson e a Sanofi, o que confirma uma reportagem de julho da Reuters, porque o bloco já está debatendo detalhes sobre o número de doses necessárias.

Com a gigante norte-americana Johnson & Johnson, o bloco negocia um suprimento de 200 milhões de doses de sua vacina em potencial, disseram as fontes, acrescentando que suprimentos adicionais também podem estar disponíveis.

O bloco também planeja obter, no segundo semestre do ano que vem, 300 milhões de doses da vacina em potencial sendo desenvolvida pela francesa Sanofi em cooperação com a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline Plc, segundo as fontes.

A Comissão Europeia disse diversas vezes que, se a doses de vacinas bem-sucedidas não bastarem para toda a população da UE, elas serão distribuídas com base em dados demográficos e epidemiológicos.

(Reportagem adicional de Matthias Blamont em Paris, Caroline Copley em Berlim e Kate Kelland em Londres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário