NY ajuda e índice fecha acima de 104 mil pontos pela 1ª vez desde março

Publicado em 20/07/2020 18:06

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou acima dos 104 mil pontos nesta segunda-feira, o que não acontecia desde março, com ações de varejo e de telecomunicações liderando as altas, em sessão ainda apoiada por ganhos em Wall Street após notícias positivas sobre vacinas contra o Covid-19.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,49%, a 104.426,37 pontos, encerrando perto da máxima da sessão, de 104.438,58 pontos. O volume financeiro somou 39,2 bilhões de reais, ampliado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou 12 bilhões de reais.

No exterior, vacina experimental contra o coronavírus que está sendo desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford produziu resposta imunológica em testes clínicos de estágio inicial, corroborando esperança de que possa ser usada até o final do ano. 

Em paralelo, a alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer relataram dados adicionais de sua vacina experimental contra o Covid-19 que mostraram que ela é segura e induziu resposta imunológica nos pacientes. 

Também no radar dos mercados esteve proposta apresentada a líderes da União Europeia para um pacote de recuperação econômica do bloco no âmbito da pandemia que inclui 390 bilhões de euros em subsídios e 360 bilhões de euros em empréstimos.

Após começar a sessão sem tendência definida, com o aumento de casos de coronavírus nos Estados Unidos ainda pressionando a confiança de investidores, o norte-americano S&P 500 fechou o dia com alta de 0,8%. O Nasdaq Composite terminou com elevação de 2,5%.

"Avanços no desenvolvimento de vacinas têm sido eficazes para sustentar ativos de risco, à medida que os investidores continuam avaliando o caminho de volta à normalidade para a atividade econômica e a vida cotidiana", afirmou equipe do Goldman Sachs em nota nesta tarde.

No Brasil, a semana também marca o começo da temporada de resultados, com WEG abrindo o calendário de divulgações do Ibovespa na próxima quarta-feira, antes da abertura da bolsa. 

DESTAQUES

- VIA VAREJO ON disparou 7,35%, para nova máxima de fechamento a 21,17 reais, em sessão bastante positiva para papéis ligados comércio eletrônico, com agentes financeiros citando dados que circularam mais cedo na conta da dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio no Twitter que mostraram números fortes de vendas de alguns produtos pela companhia em maio e junho. MAGAZINE LUIZA ON subiu 6,10% e B2W ON avançou 3,60%. Em Nova York, MERCADO LIVRE fechou em alta de 6,2%, tendo ainda no radar relatório do Bradesco BBI elevando a recomendação da ação para 'outperform".

- TIM ON e TELEFÔNICA BRASIL PN avançaram 6,13% e 5,99%, respectivamente, após apresentarem uma proposta conjunta, que ainda incluiu a América Móvil, pela unidade móvel da operadora Oi, em recuperação judicial. Fora do Ibovespa, OI PN saltou 8,84% e OI ON disparou 9,09%. Analistas do BTG Pactual e do Credit Suisse consideraram a notícia, em um primeiro momento, positiva para os potenciais compradores e marginalmente negativa para Oi, uma vez que reduz a chance de disputa e preço maior do que os 15 bilhões de reais pretendidos pela Oi para a divisão.

- B3 ON subiu 5,49%, beneficiada pelas perspectivas favoráveis para o mercado de capitais dado o cenário de taxas de juros no país, com números operacionais mensais divulgados pela empresa com forte crescimento de volumes alimentando apostas otimistas. A B3 encerrou junho com 2,678 milhões de investidores ativos no segmento de ações, alta de 6,6% ante maio e salto de 130,6% ante junho de 2019, segundo dados na semana passada. O giro financeiro médio diário no segmento de ações cresceu 24,6% em junho na base mensal e mais do que dobrou ano a ano, a 32,47 bilhões de reais

- SABESP ON perdeu 1,99%, conforme agentes financeiros continuam digerindo a sanção do novo marco regulatório do saneamento básico no país, que deu forte suporte aos papéis da empresa de água e esgoto do Estado de São Paulo.

- EMBRAER ON recuou 0,72%, após reportar queda nas entregas de aviões no segundo trimestre para 17 jatos, de 51 unidades no mesmo período do ano anterior, atribuindo o desempenho à pandemia de Covid-19.

- PETROBRAS ON cedeu 0,63%, enquanto PETROBRAS PN ficou estável, em sessão com pequenas variações dos preços do petróleo no mercado internacional. O Brent fechou com declínio de 0,3%.

- VALE ON caiu 0,39% antes da divulgação de seu relatório de produção do segundo trimestre previsa para após o fechamento da bolsa ainda nesta segunda-feira, tendo de pano de fundo declínio dos preços do minério de ferro na China, diante de alta nos estoques do material nos portos do país.

- BRADESCO PN subiu 0,94%, em sessão sem tendência única para as ações dos bancos no Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN avançando 0,29%, enquanto BANCO DO BRASIL ON recuou 0,39%.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário