Dólar tem volatilidade contra real e caminha para perda semanal; mercado foca tensões EUA-China

Publicado em 24/07/2020 10:22 e atualizado em 24/07/2020 11:08

LOGO REUTERS

O dólar oscilava entre altas e baixas contra o real nesta sexta-feira, com os mercados de olho nas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a China, enquanto a moeda norte-americana caminhava para registrar queda semanal.

Às 10:14, o dólar avançava 0,18%, a 5,2239 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 subia 0,11%, a 5,2185 reais.

O dia era de volatilidade, com o dólar spot passando de 5,2430 reais na máxima do dia para 5,1875 reais na mínima em pouco mais de 1 hora de negociações. Em nota, Jefferson Rugik, da Correparti Corretora, citou "forte amplitude e volatilidade da moeda, que já se tornou rotineira nestes tempos de pandemia".

Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais, disse à Reuters que "o dólar ontem subiu quando os mercados caíram, e por isso hoje está abrindo um pouco mais fraco".

Mas, segundo ele, "(o dólar) pode voltar um pouco, e a tendência é que a moeda fique oscilando nessa faixa, mais próximo dos 5,20 reais", completou.

No lado das pressões positivas para a moeda norte-americana, analistas citaram a cautela global diante das escaladas recentes na retórica sino-americana como fator de impulso para o dólar frente divisas emergentes.

Em uma medida retaliatória, o Ministério das Relações Exteriores da China ordenou que os EUA fechem seu consulado na cidade de Chengdu, dias depois de Washington ordenar o fechamento do consulado chinês em Houston, o que elevava os temores sobre o futuro das relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta sexta-feira que as tensões nas relações entre os dois lados foram inteiramente causadas pelos Estados Unidos.

No exterior, lira turca, rand sul-africano e dólar australiano, alguns dos principais pares do real, registravam perdas contra a moeda norte-americana.

Já no lado negativo para o dólar frente ao real, dados desta sexta-feira mostraram que a confiança do consumidor no Brasil registrou um terceiro mês consecutivo de alta em julho, aproximando-se de níveis pré-pandemia em meio à melhora das expectativas econômicas.

O dólar caminhava para fechar a semana com perda de mais de 3% contra o real, resultado de um início de semana forte para ativos arriscados de todo o mundo devido a esperanças de uma vacina contra o coronavírus e a estímulos econômicos históricos na União Europeia.

Até agora em 2020, a moeda norte-americana ainda acumula salto de cerca de 30% contra o real.

Na última sessão, o dólar à vista fechou em alta de 1,96%, a 5,2145 reais na venda, maior ganho diário desde 26 de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário