Dólar deve se acomodar nos próximos meses apesar de cenário ainda incerto

Publicado em 31/07/2020 17:55

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - Após meses de aumento expressivo na volatilidade, a taxa de câmbio caminha para alguma estabilização nos próximos meses, ainda que dentro de uma faixa de preços, conforme o tombo da economia doméstica dá sinais de ser menos tenebroso e o dólar experimenta enfraquecimento global, avaliaram analistas nesta sexta-feira.

O dólar terminou julho com a maior queda mensal do ano (de 4,07%), depois de em maio e junho ter mostrado variações que na soma ficaram no zero a zero (a moeda caiu 1,8% em maio e subiu em ritmo parecido no mês seguinte). Em março, a divisa disparou quase 16% e ganhou mais 4,7% em abril.

Apesar do intenso vaivém intradiário, que chamou atenção de todo o mercado e também do Banco Central nos últimos meses, o dólar vinha desde o fim de maio dentro de uma banda entre as médias móveis de 50 e 100 dias. Mais recentemente, contudo, a média de 50 dias caiu abaixo da de 100 dias, o que costuma ser visto como sinal de mais quedas à frente da moeda.

Veja o gráfico diário da taxa de câmbio (R$/US$) e de suas médias móveis:

Mauricio Nakahodo, economista sênior do MUFG, vê o dólar fechando agosto a 5,35 reais --ou seja, o real em depreciação frente aos patamares atuais. Mas o economista projeta que a taxa de câmbio voltará a 5,10 reais por dólar ao fim do ano.

"Ainda há fatores de incerteza relacionados à recuperação da economia, a política fiscal... --, mas o real deve oscilar numa faixa relativamente estreita, com a hipótese de um controle gradual da pandemia", disse. "Não teremos aqueles patamares extremos perto de 6 reais ou muito abaixo de 5 reais de antes da pandemia", completou.

O real perde 23,10% em 2020, pior desempenho entre as principais divisas globais. Quando a pandemia começou a golpear a economia mundial, o Brasil sofreu uma das mais visíveis deteriorações de cenário entre mercados emergentes, mas mais recentemente analistas têm melhorado as previsões na esteira de dados de alta frequência acima do esperado, o que também reforça algumas teses de estabilidade dos juros, o que daria fôlego extra ao câmbio.

"O Brasil não tem corroborado essa expectativa de piora. E isso indica que deve haver um 'catch-up' em relação aos demais emergentes", disse Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, que mantém estimativa de câmbio a 4,70 reais por dólar no fechamento de 2020.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda prevê contração de 9,1% para a economia brasileira neste ano. Na pesquisa Focus do Banco Central, porém, analistas melhoraram pela quarta semana consecutiva a previsão para o desempenho do PIB.

Recentemente, o UBS reduziu de 7,5% para 5,5% a retração calculada para a atividade. E o Bradesco elevou a estimativa de -5,9% para -4,5%.

"A confirmação de um cenário doméstico mais positivo e redução da aversão ao risco abrem espaço para que a taxa de câmbio fique em 5,10 reais por dólar ao final deste e do próximo ano", disse o Bradesco em nota.

Além de uma eventual não materialização dos piores cenários para o Brasil, a queda global do dólar, em meio a ampla liquidez global, deve ajudar a limitar pressões sobre o câmbio doméstico. O índice do dólar frente a uma cesta de moedas caminha para fechar julho com a maior queda mensal em uma década.

O Goldman Sachs diz que, por ora, as moedas emergentes têm ficado para trás em relação às do G10 durante o período de fraqueza do dólar, mas pondera que a "liderança das moedas emergentes pode vir depois".

"Para que o câmbio assuma a liderança em um movimento de queda do dólar no segundo semestre, provavelmente precisaremos ver uma recuperação contínua do crescimento global e do sentimento de risco, alguma normalização da política comercial global (e nas questões comerciais EUA-China) e evidência adicional de gestão crível da pandemia de Covid-19 em emergentes altamente afetados", disseram analistas do banco em nota.

Com a farta liquidez global, analistas destacam que o real pode se beneficiar de um retorno de fluxos de capital estrangeiro tanto pela melhora dos termos de troca, quanto pelo maior volume de ofertas de ações e com uma parte do desmonte de "overhedge" pelos bancos já materializada.

"Para frente ainda tem um fluxo relevante na venda por parte dos bancos. A conta corrente levemente positiva, o investimento direto está voltando aos poucos. Vamos ver o dólar bem para baixo até o fim do ano", disse um estrategista de um banco no Brasil.

Nesta sexta-feira, a construtora gaúcha Melnick Even pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), ampliando a onda do setor em busca de recursos no mercado de ações.

Mesmo quem vê um dólar ainda pressionado neste ano acredita pelo menos numa redução da volatilidade. É o caso do Itaú Unibanco, que projeta a moeda em 5,75 reais ao término de 2020, mas queda a 4,50 reais em 2021. O banco costuma revisar suas estimativas a cada começo de mês.

"Há um descolamento entre a volatilidade recente do real e a prevista pelo modelo. No histórico, descolamentos são comuns em momentos de elevado estresse global ou doméstico. Contudo, tais descolamentos não costumam perdurar e, tudo mais constante, a volatilidade deve cair nos próximos meses", disseram Julia Gottlieb, João Pedro Bumachar e Julio Ruiz em estudo desta semana sobre as causas da volatilidade cambial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário