Presidente da Argentina anula intervenção estatal na agroexportadora Vicentin

Publicado em 01/08/2020 09:38

LOGO REUTERS

BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anulou seu decreto que ordenava intervenção do governo na agroexportadora Vicentin, que está em recuperação judicial, afirmou o mandatário em um tuíte publicado na noite desta sexta-feira.

Até 2019, a Vicentin era a principal empresa exportadora de óleo e farelo de soja da Argentina. O anúncio da intervenção governamental na companhia, no início de junho, havia causado surpresa e reações negativas do setor agroexportador.

"Ordenamos a revogação do DNU (decreto de necessidade e urgência) 522/2020, que ordenou a intervenção na Vicentin S.A.I.C. por 60 dias", disse Fernandez em sua conta no Twitter.

A intervenção, que também gerou mal estar entre a oposição, teve um efeito limitado, uma vez que um tribunal argentino decidiu no final de junho pela restituição dos administradores originais da empresa e limitou a atuação dos interventores à de observadores.

"O Estado nacional não vai comprometer recursos públicos enquanto a atual diretoria permanece na empresa", explicou Fernández na rede social, acrescentando que "nessas condições, não estamos dispostos a tomar riscos que poderiam trazer como consequência a estatização de dívidas privadas".

A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, e os embarques dos produtos são a principal fonte de ingresso de dólares no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário