Itaipu fará nova operação especial para ajudar no escoamento da soja no Paraguai

Publicado em 03/08/2020 09:05

LOGO REUTERS

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A hidrelétrica de Itaipu vai aumentar a produção de energia a partir de segunda-feira para ajudar no escoamento por hidrovia da safra de soja do Paraguai, informou a usina à Reuters neste domingo.

Segundo comunicado de Itaipu, a medida, que permitirá a exportação de 100 mil toneladas do grão paraguaio, ficará em vigor até 16 de agosto.

A operação será sem a necessidade de abertura do vertedouro para garantir mais água à jusante (abaixo) da hidrelétrica, ajudando no aumento do nível do Rio Paraná no país vizinho.

"A usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, vai aumentar a produção de energia para garantir o escoamento de mais água e permitir que o país vizinho consiga exportar, por hidrovia, 100 mil toneladas de soja, hoje paradas em armazéns e barcaças, ao mercado internacional", afirmou a usina.

O pedido de ajuda foi feito pela chancelaria do Paraguai ao governo brasileiro e a proposta foi direcionada ao Ministério de Minas e Energia, Eletrobras, Agência Nacional de Águas e Operador Nacional do Sistema elétrico (OSN).

"Com mais água turbinada, haverá mais água rio abaixo (à jusante)", informou Itaipu.

Pela programação, de segunda a sexta-feira, serão 7.500 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) e, nos finais de semana, a defluência será de 7.100 m³/s, uma elevação de 1.000 m³/s em relação ao volume atual.

O diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, disse em nota que a ajuda será boa para os dois países.

"Essa operação vai ter um ganha-ganha. Poderemos ajudar os nossos sócios e, ao mesmo tempo, melhorar nossa produção de energia. Quanto mais conseguimos produzir, melhor para o desenvolvimento dos dois países-irmãos", afirmou.

Segundo Itaipu, 104 barcaças carregadas aguardam que o nível do rio aumente para transpor a eclusa da usina binacional Yacyretá, que também vai participar da operação.

A passagem das barcaças pela eclusa de Yacyreta, divididas em oito comboios, está prevista para os dias 10, 11 e 12 de agosto, segundo o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

A chamada "janela de água" propiciada por Itaipu vai garantir centenas de empregos dos paraguaios que trabalham no carregamento e transporte da soja.

Essa é a segunda ajuda de Itaipu aos paraguaios esse ano. Na primeira operação, houve abertura controlada do vertedouro da usina , o que aumentou em três metros o nível do Rio Paraná.

Segundo Itaipu, a medida proporcionou a movimentação de 170 barcaças carregadas de soja retidas em decorrência da forte seca na região e, ainda permitiu o escoamento e acesso aos portos argentinos e uruguaios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário