Economia do Chile cai 12,4% em junho devido a impacto de Covid-19, informa BC do país

Publicado em 03/08/2020 11:21

LOGO REUTERS

 A economia chilena caiu 12,4% em junho na comparação anual, devido ao impacto da pandemia de coronavírus, informou o banco central nesta segunda-feira.

A queda no índice de atividade econômica Imacec, que representa cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB), ocorre depois do tombo histórico de 15,3% em maio.

A atividade de mineração cresceu 2,2% em junho, enquanto a atividade fora do setor de mineração recuou 14%. O Chile é o maior produtor mundial de cobre.

"O resultado do mês foi impactado pelos efeitos da emergência sanitária. Nesse contexto, as atividades mais afetadas foram serviços e construção e, em menor grau, comércio e manufatura", afirmou o banco central em nota.

Desde a detecção do primeiro caso de Covid-19 no país, no início de março, as autoridades impuseram restrições e confinamentos a uma grande parte da população, afetando principalmente a atividade comercial e de serviços.

O banco central observou que, nos serviços, destacaram-se as quedas em educação, transporte, restaurantes e hotéis e serviços empresariais.

Enquanto isso, a produção de cobre foi ligeiramente afetada pela pandemia, apesar do aumento de casos na região de mineração do norte do país, que levou a restrições sanitárias e até para algumas operações.

Em termos dessazonalizados, o Imacec subiu 1,7% em relação a maio, embora tenha caído 13,3% em doze meses.

Analistas consultados pelo banco central esperavam queda de 16,1% em junho.

O Chile soma 360 mil infecções e mais de 9.600 mortes por coronavírus.

(Reportagem de Fabián Andrés Cambero)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário