Democratas do Congresso dos EUA e Casa Branca citam progresso nas negociações sobre pacote do coronavírus

Publicado em 04/08/2020 09:01

LOGO REUTERS

Os principais democratas do Congresso dos Estados Unidos e negociadores da Casa Branca disseram na segunda-feira que houve progresso nas negociações sobre um novo projeto de auxílio em resposta ao coronavírus, embora o governo tenha dito que o presidente Donald Trump poderia agir sozinho se um acordo não for alcançado.

Uma questão importante é o que fazer com o aumento do auxílio-desemprego extraordinário de 600 dólares por semana -- um resgate vital para dezenas de milhões de norte-americanos que ficaram desempregados durante a pandemia -- que expirou na sexta-feira.

"Estamos fazendo algum progresso em certas questões, aproximando-nos juntos", disse o líder da minoria do Senado, Chuck Schumer, a repórteres após as negociações de segunda-feira. "Há muitas questões que ainda estão pendentes. Mas acho que há um desejo de fazer algo o mais rápido possível."

Schumer; a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi; o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin; e o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, passaram cerca de duas horas conversando no Capitólio. Mnuchin relatou "um pouco de progresso" nas negociações.

"Estamos abertos a um pacote maior se conseguirmos um acordo", disse Mnuchin a repórteres. Mas Meadows mais tarde descartou essa ideia.

Trump disse em uma entrevista coletiva na noite de segunda-feira que o governo estava tendo "uma discussão muito boa" com Pelosi e Schumer, mas o problema era que eles queriam incluir resgates para cidades e Estados liderados pelos democratas para resolver problemas não relacionados à pandemia.

"Eles querem um trilhão de dólares por isso. Não achamos justo", afirmou

Democratas e republicanos do Congresso continuam distantes em relação aos próximos passos, com os democratas apoiando um plano de 3 trilhões de dólares que passou na Câmara em maio e os republicanos levantando preocupações sobre sua própria proposta de 1 trilhão de dólares apresentada pelo líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, na semana passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário